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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2023.tde-15082023-170457
Documento
Autor
Nombre completo
Ricardo Meloni Martins Rosado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Villani, Alberto (Presidente)
Dias, Valéria Silva
Garcia, Nilson Marcos Dias
Rizzatto, Cleide Matheus
Watanabe, Graciella
Título en portugués
Contribuições do CERN e do Perimeter Institute para o Desenvolvimento profissional de professores brasileiros de Física do Ensino Médio
Palabras clave en portugués
desenvolvimento profissional
ensino de Física Moderna e Contemporânea
formação de professores
Resumen en portugués
Desde 1998, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) oferece programas destinados a professores de Física do Ensino Médio de diferentes regiões do mundo. Esses programas originalmente duravam três semanas e eram oferecidos apenas em língua inglesa. Com o passar do tempo, o CERN expandiu a iniciativa e passou a oferecer também programas em língua materna com duração de uma semana para seus países membros. Em 2007 foi oferecida a primeira edição do programa em língua portuguesa, destinado inicialmente apenas a professores de Portugal e, a partir de 2009, ampliado a demais países falantes do idioma português. Outra instituição que tem se dedicado à formação de professores é o Perimeter Institute (PI), que mantém o programa Einsteinplus desde 2004. Nesse programa, que possui duração de uma semana, os professores são apresentados a materiais didáticos desenvolvidos pelo próprio PI, que visam abordar conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) aproveitando os conteúdos de Física presentes nos currículos tradicionais. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o impacto que esses programas possuem no desenvolvimento profissional de professores brasileiros de Física do Ensino Médio. A avaliação deste impacto baseia-se no referencial teórico de Guskey (2000), que a divide em cinco níveis. Como referencial complementar, analisam-se também as dimensões desse desenvolvimento, de acordo com Barolli et al. (2019). A metodologia de pesquisa consiste na análise textual discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2015) de entrevistas com coordenadores desses cursos e de professores participantes. Os resultados analisados fornecem informações sobre o objetivo dos cursos e as mudanças nas trajetórias dos professores após suas participações. Para finalizar, são apresentadas sugestões de aperfeiçoamento para os programas citados e de novas iniciativas que podem ser criadas com base no resultado desta análise.
Título en inglés
Contributions of CERN and Perimeter Institute to Professional Development of Brazilian High School Physics Teachers
Palabras clave en inglés
modern and contemporary Physics education
professional development
teacher education
Resumen en inglés
Since 1998, the European Organization for Nuclear Research (CERN) offers programs destined to High School teachers from different parts of the world. These programs originally lasted three weeks and were offered only in English. As time passed, CERN expanded this initiative and began offering also one week programs in mother languages to its member states. In 2007, the first Portuguese language program was offered, destined initially only for teachers from Portugal and, from 2009 on, expanded to other Portuguese language speakers. Other institution that has been dedicated to teacher education is Perimeter Institute (PI), that maintains Einsteinplus since 2004. In this one week program, teachers are presented to didactic resources developed by PI itself, that intend do approach Modern and Contemporary Physics using Physics concepts that are present in traditional curricula. This work aims to evaluate the impact of these programs in Brazilian High School Physics teachers. This evaluation in based on Guskeys theoretical framework (GUSKEY, 2000), that divides it in five levels. As a complementary reference, the professional development dimensions are analyzed according to Barolli et al. (2019). Methodology consists in discursive textual analysis (MORAES; GALIAZZI, 2015) of interviews with coordinators and participants. The analyzed results give information about the programs objectives and changes in teachers trajectories after their participation. In the end, some suggestions intended to improve those programs and create new initiatives based on the results of this analysis are presented.
 
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Fecha de Publicación
2023-08-17
 
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