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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2023.tde-15082023-163918
Documento
Autor
Nombre completo
Karel Pontes Leal
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Forato, Thaís Cyrino de Mello (Presidente)
Almeida, Fábio Sampaio de
Ferreira, Gabriela Kaiana
Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo
Gurgel, Ivã
Título en portugués
A ciência dos discursos publicitários de produtos radioativos do início do século XX: reflexões para o ensino de ciência a partir da história das garotas do rádio
Palabras clave en portugués
análise do discurso,
ensino de ciências
garotas do rádio
história da radioatividade
história das ciências
Resumen en portugués
Os anos finais do século XIX e os iniciais do século XX apresentaram à humanidade a compreensão sobre os fenômenos radioativos. Envolto num período de valorização de produtos naturais, os elementos radioativos receberam esse rótulo e uma gama de artefatos e serviços baseados em radioatividade foram lançados no mercado, mesmo que passando por algum processo industrial. Terapias de imersão em água, alimentos, tônicos, medicamentos, cosméticos e acessórios tiveram elementos radioativos adicionados nas primeiras décadas do século XX. Um grande fenômeno de vendas foi o relógio que brilha no escuro. No início da década de 1920, milhares de exemplarem eram vendidos nos EUA e na Europa, sendo produzidos em diferentes lugares, com destaque para a empresa United States Radium Corporation em Nova Jersey (EUA). Centenas de jovens mulheres trabalharam nessa fábrica pintando ponteiros e mostradores de relógios. Essas jovens, conhecidas como garotas do rádio, começaram a adoecer e buscaram indenizações na justiça. Visando observar e compreender o desenvolvimento do mercado de produtos radioativos e suas estratégias publicitárias, bem como o desenrolar do episódio histórico das garotas do rádio e suas potencialidades para o ensino de ciências, esse trabalho foi construído sobre diferentes aspectos teóricos e metodológicos. Para a análise do episódio histórico, foram utilizados conceitos da historiografia e da natureza das ciências, assim como a escola francesa da análise do discurso para avaliar as estratégias de discursivização das ciências utilizadas em publicidades de tal período. Fazendo uso de fontes primárias e secundárias, foram analisadas discussões epistêmicas, por exemplo os experimentos e exames médicos realizados na época, a ética envolvida no trabalho científico e os aspectos não epistêmicos, como influências política, econômica, de gênero e de classe social para o desenvolvimento das ciências. A partir dessas análises, foi elaborada uma narrativa histórica envolvendo aspectos da física, química, medicina, direito e da comunicação social. Diferentes peças publicitárias foram analisadas demonstrando marcas do discurso científico em uma estratégia de convencimento de um público-alvo. Com base na ética da razão cordial de Adela Cortina, foram propostas possibilidades para o ensino de ciências, principalmente para a formação de professores, buscando um enfoque que evidencie reflexões sobre as questões sociocientíficas. Além das abordagens transversais que a narrativa histórica e a reflexão crítica sobre o uso do discurso científico permitem, como desdobramentos esse trabalho pode fomentar o desenvolvimento de materiais, estratégias e abordagens para a escola básica. Ademais, ainda que tendo claro os riscos de anacronismos, a articulação feita entre publicidade e ciência, na época, instiga reflexões sobre a contemporaneidade, por exemplo, a utilização de discursos pseudocientíficos como estratégia de persuasão. Além disso, a narrativa pauta temas atuais e urgentes, como questões de gênero e desigualdade social, fundamentais para a promoção de uma sociedade mais justa.
Título en inglés
The science of radioactive product advertising speeches in the early 20th century: reflection on science teaching based on the story of the radio girls.
Palabras clave en inglés
discourse analysis,
History of radioactivity
History of Science
radio girls
Science teaching
Resumen en inglés
The final years of the 19th century and the early years of 20th century presented for the humanity the understanding of radioactive phenomena. It was a period of appreciation of natural products, radioactive elements received this status, so a range of artifacts and services based on radioactivity were launched on the market, even if going through some industrial process. Water Immersion therapies, food, tonics, medicines, cosmetics and accessories had radioactive elements added in the first decades of the twentieth century. In the early 1920s, there was a watch, which could shine in the dark, it was a big selling product, thousands of copies were sold in the U.S. and Europe, being produced in different places, especially in the United States Radium Corporation in New Jersey (USA). Hundreds of young women worked in this factory painting clock pointers and watch dials. These young women, known as radio girls, began to fall ill and sought damages in court. Aiming to observe and understand the development of the radioactive products market and its advertising strategies, as well as the unfolding of the historical episode of radio girls and their potentialities for science teaching, this research was built on different theoretical and methodological aspects. For the analysis of the historical episode, concepts of historiography and the nature of the sciences were used, as well as the French school of discourse analysis to evaluate the scientific discursive strategies used in advertising of this period. Using primary and secondary sources, epistemic discussions were analyzed, for example the experiments and medical examinations performed at the time, the ethics involved in scientific work and non-epistemic aspects, such as political, economic, gender and social class influences for the development of the sciences. Based on these analyses, a historical narrative was elaborated involving aspects of physics, chemistry, medicine, law and social communication. Different advertisements were analyzed demonstrating marks of scientific discourse in a strategy of convincing a target audience. Based on the ethics of cordial reason of Adela Cortina, possibilities were proposed for the teaching of sciences, mainly for the formation of teachers, seeking a focus that evidence reflections on socio-scientific issues. In addition to the transversal approaches that the historical narrative and the critical reflection on the use of scientific discourse allow, as developments this research can foster the development of materials, strategies and approaches for the basic school. Moreover, although having clear the risks of anachronisms, the articulation made between advertising and science, at the time, instigates reflections on contemporaneity, for example, the use of pseudoscientific discourses as a strategy of persuasion. In addition, the narrative guides current and urgent themes, such as gender issues and social inequality, fundamental to promote a fair society.
 
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Karel_Pontes_Leal.pdf (2.36 Mbytes)
Fecha de Publicación
2023-08-17
 
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