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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2015.tde-14092015-114736
Documento
Autor
Nome completo
Nelson Barrelo Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Anna Maria Pessoa de (Presidente)
Abib, Maria Lucia Vital dos Santos
Garcia, Nilson Marcos Dias
Raboni, Paulo Cesar de Almeida
Vianna, Deise Miranda
Título em português
Promovendo a argumentação em sala de aula de física moderna e contemporânea - uma sequência de ensino investigativa e as interações professor-alunos.
Palavras-chave em português
Argumentação em sala de aula
Ensino e aprendizagem
Física
Física moderna e contemporânea
Resumo em português
Nesta pesquisa, buscou-se verificar: a) quais interações discursivas ocorrem em uma sala de aula, durante um conjunto de atividades de laboratório de investigação com a exploração e montagem de um interferômetro de Mach-Zehnder; b) quais ações e perguntas feitas pelo professor são promotoras de argumentação pelos alunos e possibilitam o desenvolvimento de alfabetização científica; c) se os alunos se apropriam das interpretações da Mecânica Quântica sobre a natureza e o comportamento da luz. Esta pesquisa teve como embrião dois outros trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa a que estamos associados. Para alcançar nossos objetivos, fizemos uma revisão da literatura sobre as bases teóricas que alicerçam a análise da argumentação em sala de aula e sobre a fundamentação de uma Sequência de Ensino Investigativa. Transcrevemos as falas e os gestos de uma aula de uma sequência de ensino que objetivava investigar a natureza e o comportamento da luz em um interferômetro real e em uma extrapolação para o ideal, utilizando o arranjo experimental de Mach-Zehnder e um programa de computador que simula esse experimento. As gravações foram feitas em duas turmas do terceiro ano do ensino médio de duas escolas públicas. Para responder às questões de pesquisa propostas, analisamos as aulas que sistematizavam as discussões e os registros escritos finais dos alunos. A partir dos dados, não foi possível verificar a ocorrência de indicadores de alfabetização científica nem a estrutura do discurso oral dos alunos, embora os registros escritos demonstrem a apropriação de conceitos de Física Moderna e Contemporânea pelos estudantes. Também confrontamos os resultados obtidos nesta pesquisa com aqueles originados das pesquisas anteriores que embasaram este trabalho.
Título em inglês
Promoting argum*ent in modern physics classroom and Contemporary - an investigative teaching sequence and the teacher-student interactions.
Palavras-chave em inglês
Argumentation in the classroom
Modern and contemporary physics
Physics
Teaching and Learning
Resumo em inglês
In this research, we check: a) which discursive interactions occur in a classroom during a set of laboratory research activities with the exploration and assembly of a Mach-Zehnder interferometer; b) what actions and questions asked by the teacher are promoting argumentation by students and enable the development of scientific literacy; c) if the students take ownership of the interpretations of quantum mechanics on the nature and behavior of light. This research was embryo two other development work by the research group to which we are associated. To achieve our goals, we review the literature on the theoretical foundations that underpin the analysis of argumentation in the classroom and on the reasons for a Investigative Teaching Sequence. We transcribe the words and gestures of a class of a teaching sequence aimed to investigate the nature and the behavior of light in a real interferometer and an extrapolation for optimal using the experimental arrangement of Mach-Zehnder and a computer program simulates this experiment. The recordings were made in two of the third year of high school from two public schools classes. To answer the research questions posed, we analyze the lessons that sistematizavam discussions and final written records of students. From the data, it was not possible to verify the occurrence of scientific literacy indicators or the structure of oral speech of students, although written records showing the appropriation of concepts of Modern and Contemporary Physics by students. Also we confront the results obtained in this study with those arising from previous research that supported this work.
 
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Data de Publicação
2015-09-14
 
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