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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2021.tde-13122021-131903
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Carlos da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Leite, Cristina (Presidente)
Langhi, Rodolfo
Teixeira, Ramachrisna
Título em português
A observação do céu nos livros didáticos de ciências das séries iniciais do ensino fundamental aprovados no PNLD/2016
Palavras-chave em português
Livro didático
Observação do céu. Astronomia
Proposta didática,
Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo em português
A observação do céu é considerada, por muitos pesquisadores em Ensino de Astronomia, uma atividade, dentre outras, que norteia muitos dos atos sociais da espécie humana, mas a análise da presença desta prática e a investigação de como ocorre sua elaboração, nos livros didáticos, são pouco encontradas em artigos publicados em periódicos. Este trabalho tem como objetivo analisar a frequência e a construção desta ação e, como a mesma se apresenta nos livros didáticos de Ciências e em propostas didáticas encontradas em revistas especializadas e, desenvolvidas junto a professores, alunos de graduação das licenciaturas e/ou alunos do Ensino Fundamental. Para esta análise foram selecionadas quinze coleções de livros de Ciências, dedicadas às séries iniciais do Ensino Fundamental, aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático de 2016, e nove propostas didáticas publicadas no período de 2008 a 2018, em periódicos dedicados ao Ensino de Astronomia. Utilizando parâmetros construídos e fundamentados em pesquisas da área de Ensino de Astronomia por Costa e Leite (2017) e Costa (2018), as atividades de observação do céu, presentes tanto no material destinado ao aluno, como no livro do professor, bem como nas propostas didáticas, são analisadas. Nossa investigação aponta que, embora, haja poucos artigos que se dediquem a descrever a aplicação de uma atividade de observação do céu junto ao público das séries finais do Ensino Fundamental, a alunos de graduação e a professores e, nenhum texto destinado aos estudantes das séries iniciais, a presença dessa prática é bem marcante nos livros indicados aos alunos do Ensino Fundamental I; que os conteúdos de Astronomia, diferentemente da distribuição encontrada nos livros do Ensino Fundamental II e nas propostas didáticas, estão disseminados pelos vários anos das séries iniciais do Ensino Fundamental ; que as atividades presentes nos livros didáticos são feitas para serem realizadas predominantemente em casa, o que se supõe sem a orientação direta do professor; e que, embora, constate-se, nestes materiais, a presença de atividades de observação que possam ser efetuadas durante o dia, a maior porcentagem destas práticas é dirigida para ser executada no período noturno e, no mesmo dia nos períodos diurno/noturno, mesmo sendo destinadas a um público que, preferencialmente, está na faixa etária de 6 a 10 anos.
Título em inglês
Sky observation in Science textbooks from the initial grades of Elementary School approved in PNLD/2016
Palavras-chave em inglês
Astronomy
Didactic proposal,
Elementary School Initial Series
Sky observation
Textbook
Resumo em inglês
The skys observation is considered, by many researchers in Astronomy Teaching, an activity, among others, to direct many of the social acts of the human species, but the analysis of the presence and elaboration of this practice in textbooks is rarely found in articles published in periodicals. This work aims to analyze the frequency and construction of this action and, as it is presented in science textbooks and in didactic proposals found in specialized magazines and developed with teachers, undergraduate students and / or students from Elementary Education. For this analysis, fifteen collections of Science books were selected, dedicated to the initial series of Elementary Education, approved in the 2016 National Textbook Plan, and nine teaching proposals published in the period from 2008 to 2018, in journals dedicated to the Teaching of Astronomy. Using parameters constructed and grounded in research in the area of Astronomy Teaching by Costa e Leite (2017) and Costa (2018), sky observation activities, present both in the material intended for the student and in the teacher's book, as well as in the didactic proposals, are analyzed. Our investigation points out that, although there are few articles dedicated to describing the application of a sky-watching activity to the public of the final grades of elementary school, to undergraduate students and teachers, and no text is intended for students in the initials grades, the presence of this practice is very striking in the books destined to elementary school students; that the contents of Astronomy, unlike the distribution found in the books of Elementary School II and in the didactic proposals, are spread over the several years of the initial grades of Elementary School; that the activities present in textbooks are made to be carried out predominantly at home, which is assumed without the direct guidance of the teacher; and that, although, in these materials, the presence of observation activities that can be carried out during the day is verified, the largest percentage of these practices is directed to be performed at night and on the same day in the day / night periods, even though they are aimed at an audience that, preferably, is in the age group of 6 to 10 years.
 
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Data de Publicação
2021-12-13
 
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