• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2021.tde-13122021-130716
Documento
Autor
Nome completo
Patricia Takahashi Lopes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de (Presidente)
Alves Filho, Jose de Pinho
Rezende Junior, Mikael Frank
Título em português
A Pesquisa e a Sala De Aula: Avaliar A Aprendizagem Dos Alunos em um Projeto Interdisciplinar
Palavras-chave em português
Disciplinar,
Ilha Interdisciplinar de Racionalidade
Interdisciplinar
Metodologia de Ensino
Resumo em português
Este trabalho consiste numa pesquisa qualitativa explicativa (Gil, 2007) realizada com uma turma de 9º ano do EF II de uma escola privada da Grande São Paulo. Seu objetivo foi utilizar uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) - proposta de ensino interdisciplinar proposta pelos trabalhos de Gérard Fourez (1997) e corroborados por Sasseron e Carvalho (2005) e Roth (2003) - na busca por indícios de como a Alfabetização Científica e Técnica (ACT) pode ser promovida no contexto escolar e assim, respondendo à nossa questão sobre como o ensino por projetos promove Alfabetização Científica e Técnica em detrimento do ensino disciplinar e quais são os requisitos fundantes e imprescindíveis para que esse aprendizado aconteça. Usamos na análise metodológica uma perspectiva fenomenológica (Chizzotti, 2003), partilhando o contexto social e cotidiano dos pesquisados e da pesquisadora, durante todo o ano letivo observando as interações dos alunos com os conteúdos disciplinares e interdisciplinares na construção de um produto final caracterizado dentro da IIR. A partir do diário de pesquisa, das filmagens e gravações de áudios, na situação real que é a vivência em sala de aula, e sem influência prévia de nossos pressupostos teóricos, buscamos verificar viabilidade e os elementos que reforçam ou desestabilizam a promoção da ACT. Os resultados apresentados mostram a viabilidade da promoção de Alfabetização Científica e Técnica quando os alunos fazem uso da interdisciplinaridade imersos num projeto pautado numa situação real, proporcionado pela Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. No entanto, alguns indícios levantados na pesquisa levam nossa atenção à cultura escolar estabelecida, que precisa estar no foco do planejamento da IIR para que não haja desacordos ou conflitos que possam desestabilizar o trabalho interdisciplinar dentro da IIR.
Título em inglês
Research and the classroom: assessing students learning in a interdisciplinary project.
Palavras-chave em inglês
Disciplinary,
Interdisciplinary
Rationality Interdisciplinary Islands
Teaching Methodology
Resumo em inglês
This paper proposes qualitative explanatory research (Gi,2007) about a 9nd grade of Basic School. This context is in a private school located in the outskirts of São Paulo. The goal of this study was apply a Rationality Interdisciplinary Island - proposed by Gerard Fourez (1997) and supported by Sasseron & Carvalho (2005) and Roth (2003) - following up evidences about how the Scientific could be promoted in a school context to answer our question How projects learning promotes Scientific Literacy at the expense of disciplinary education and which are the fundamental and essential requirements of this learning to happen. We use a phenomenological methodology perspective (Chizzoti, 2003), sharing the inside everyday context of the respondents. The data we can use comes from videos, audio files and teacher records to design a scenery about the students vivence inside the classroom to show us elements that reinforce or destabilize the promotion of Scientific Literacy. The outcomes show the feasibility of promoting Scientific Literacy when the students use the interdisciplinary in learning projects modelizing real situations, provided by Rationality Interdisciplinary Island. Otherwise, some evidence raised in this survey points to the scholar culture that can be focused in the interdisciplinary projects planning so there no are disagreements and conflicts that can destabilize the interdisciplinary goal into the Rationality Interdisciplinary Island.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-12-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.