• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2022.tde-12092022-113101
Documento
Autor
Nombre completo
Fernando Luiz de Lima Domingos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Zanetic, Joao (Presidente)
Moraes, Andreia Guerra de
Rozentalski, Evandro Fortes
Título en portugués
Sobre a influência do "não-epistêmico" na prática científica de Arthur S. Eddington (1882-1944): o caso da expedição do eclipse solar de 29 de maio de 1919
Palabras clave en portugués
Arthur Eddington
Ensino de Física
História e Filosofia da Ciência,
Narrativas - Históricas
Teoria da Relatividade Geral
Resumen en portugués
O presente trabalho divide-se em duas vertentes. Naquilo que chamamos de vertente histórica, elencamos e buscamos compreender a influência de aspectos não-epistêmicos na prática científica do astrônomo inglês Arthur S. Eddington (1882-1944) e no estabelecimento da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Este levantamento é feito a partir do estudo da biografia do astrônomo, analisando de que forma seus trabalhos e atitudes contribuíram para esta teoria. Eddington, um já afamado cientista devido aos seus trabalhos em astrofísica estelar, acabou ganhando ainda mais notoriedade por conta de seu papel de liderança na expedição do eclipse solar de 29 de maio de 1919. Esta expedição foi a responsável por coletar as primeiras evidências experimentais do desvio gravitacional da luz, proposto pela teoria em questão. Nossa pesquisa orbita o citado episódio histórico, buscando entender como questões sociais, políticas, valores religiosos, dilemas éticos e morais, ou seja, questões que fogem do domínio epistêmico da ciência, influenciam no fazer científico. Na chamada vertente educacional, desenvolvemos narrativas histórico-didáticas nas quais a personagem e o recorte histórico em estudo, são utilizados para orientar discussões de aspectos da chamada Natureza da Ciência, além de identificar e caracterizar concepções de ciências de professores em formação.
Título en inglés
On the Influence of the Non - Epistemic on Arthur S. Eddingtons Scientific Practice: the case of May 29, 1919 solar eclipse expedition
Palabras clave en inglés
Arthur Eddington
General Relativity Theory
Historical Narratives
History and Philosophy of Science
Physics Teaching,
Resumen en inglés
This work is divided into two dimensions. In what we call the historical dimension, we list and seek to understand the influence of non-epistemic aspects in the scientific practice of the English astronomer Arthur S. Eddington (1882-1944) and in the establishment of Albert Einsteins General Theory of Relativity. This survey is based on the study of the astronomers biography, analyzing how his work and attitudes contributed to this theory. Eddington, an already renowned scientist due to his work in stellar astrophysics, ended up gaining even more notoriety due to his leading role in the expedition of the solar eclipse of May 29, 1919. This expedition was responsible for collecting the first experimental evidence of the gravitational deviation of light, proposed by the theory in question. Our research orbits the aforementioned historical episode, seeking to understand how social, political, religious values, ethical and moral dilemmas, that is, issues that fall outside the epistemic domain of science, influence scientific practice. In the so-called educational dimension, we developed didactic-historical narratives in which the character and the historical background under study are used to guide discussions of the so-called Nature of Science, in addition to identifying and characterizing conceptions of science of pre-service teachers.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-09-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.