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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2019.tde-10122019-182347
Documento
Autor
Nome completo
Débora Pallone Dias
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Mattos, Cristiano Rodrigues de (Presidente)
Camillo, Juliano
Crochik, Leonardo
Título em português
PROPOSIÇÕES INICIAIS SOBRE O CONCEITO DE PERFORMANCE-ATIVIDADE: UMA REFLEXÃO TEÓRICA
Palavras-chave em português
Ensino e aprendizagem
Física - Estudo e ensino
Materialismo dialético
Mediação pedagógica
Performance
Teatro e educação.
Resumo em português
Neste trabalho apresentamos uma reflexão teórica sobre a prática de professores de física e como ela se coloca como atividade a ser expandida diante das contradições que emergem das relações estabelecidas em sala de aula. Essas relações entre os sujeitos permitem a análise da coordenação das ações e objetivos propostos nas atividades pedagógicas. Para lidar com a complexidade da atividade de ensino de física, nesta dissertação apresentamos uma reflexão teórica preliminar sobre a relação teórica entre a Teoria da Atividade Sócio-Cultural-Histórica e as teorias do teatro e de performance arte. As categorias apresentadas, vindas das relações estabelecidas preliminarmente entre as diferentes perspectivas teóricas, ajudam a compreender, em certo grau, a complexificação da consciência dos sujeitos diante das atividades na qual estão imbricados, considerando a dimensão artística como subsídio a essa complexificação. A dimensão artística tem como germe de suas categorias a consideração do processo artístico como uma totalidade junto da totalidade da obra artística, o que permite discutir a relevância do sujeito-artista coordenado com sua obra de arte. A partir da estrutura hierárquica (operações - ações - atividade) e sua dinâmica, propomos uma estrutura associada (script - estilos - performance-atividade), na qual o contexto da prática dos professores de física pode ser compreendido segundo uma complexificação de sentidos para os sujeitos. Por fim, introduzimos o conceito de drama, como situação limite, pois permite compreender o movimento das contradições que surgem das atividades pedagógicas. Tais contradições podem ser superadas e transformadas segundo a complexificação das relações dos sujeitos da atividade e, consequentemente, da complexificação da consciência dos papeis, do planejamento e da coordenação entre tais sujeitos.
Título em inglês
INITIAL PROPOSALS ON PERFORMANCE-ACTIVITY CONCEPT: A THEORETICAL REFLECTION
Palavras-chave em inglês
Dialectical materialism
Pedagogical mediation
Performance
Physics - Study and teaching
Teaching and learning
Theater and education.
Resumo em inglês
In this work we present a theoretical reflection on the physics teachers' practice and how it is presented as an activity to be expanded in the face of the contradictions that emerge from the relationships established in the classroom. These relationships between the subjects allow the analysis of the coordination of the actions and objectives proposed in the pedagogical activities. To deal with the complexity of physics teaching activity, in this dissertation we present a preliminary theoretical reflection on the theoretical relationship between Socio-Cultural-Historical Activity Theory and theater and performance art theories. The categories presented, starting from the relations preliminarily established between the different theoretical perspectives, help to understand, to a certain degree, the complexity of the subjects' consciousness in relation to the activities in which they are imbricated, considering the artistic dimension as a subsidy to this complexity. The artistic dimension has as germ of its categories the consideration of the artistic process as a totality with the totality of the artistic work, which allows discussing the relevance of the subject-artist coordinated with his work of art. From the hierarchical structure (operations - actions - activity) and its dynamics, we propose an associated structure (script - styles - performance-activity), in which the physics teachers' practice context can be understood according to a complexification of meanings for subjects. Finally, we introduce the concept of drama as a limiting situation because it allows us to understand the movement of the contradictions that arise from pedagogical activities. Such contradictions can be overcome and transformed according to the complexification of the subjects' relations of the activity and, consequently, of the complexity of the consciousness of the roles, of the planning and the coordination among such subjects.
 
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Data de Publicação
2019-12-20
 
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