• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2023.tde-08092023-124835
Document
Auteur
Nom complet
Roger Magalhães da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Mattos, Cristiano Rodrigues de (Président)
Camillo, Juliano
Santiago, Arthur Vinícius Resek
Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
Silva, Glauco dos Santos Ferreira da
Titre en portugais
Relações iniciais entre a Teoria da Atividade e a perspectiva educacional freireana: proposições para a promoção de atividades potenciais no Ensino de Ciências.
Mots-clés en portugais
Atividades Potenciais
Ensino de Ciências
Formação de Professores
Paulo Freire
Teoria da Atividade
Resumé en portugais
Cada vez mais aproximações entre a perspectiva educacional freireana e a Teoria da Atividade têm aparecido e fundamentado estudos que orientam a educação em ciências para a humanização dos educandos. Dentre as convergências emergentes dessas relações, destacamos a ideia da promoção da educação científica por meio de Atividades Potenciais, as quais podem ser compreendidas como atividades educacionais voltadas à produção de mediações que permitam aos educandos compreenderem melhor os problemas e contradições que contornam e condicionam as suas existências. Nesta pesquisa, exploramos a necessidade de clarificar a estrutura e dinâmica das Atividades Potenciais, assim como de algumas implicações (curriculares e éticas, por exemplo) da promoção dessas atividades em distintos níveis hierárquicos e etapas do sistema educacional. Para tanto, defendemos a tese de que a perspectiva educacional freireana apresenta os subsídios teórico-metodológicos que dão suporte à delimitação dos elementos estruturadores de Atividades Potenciais. Neste sentido, com o objetivo de delimitar parâmetros teórico-metodológicos que orientem o planejamento e desenvolvimento de uma educação científica axio-onto-epistemologicamente comprometida com o desenvolvimento humano dos educandos, analisamos aproximações entre o conceito de Investigação Temática de Paulo Freire e a estrutura/princípios da atividade humana oriunda da Teoria da Atividade Sócio-Cultural-Histórica. Metodologicamente, esta pesquisa possui dois encaminhamentos complementares: i) o primeiro, de cunho teórico, consiste na análise dos parâmetros teórico-metodológicos freireanos que dão suporte à estruturação e desenvolvimento de Atividades Potenciais. Dentre os resultados desse encaminhamento, destacamos que os princípios que modelam a estrutura e a dinâmica das atividades educacionais fundamentadas na perspectiva de Freire e da Teoria da Atividade apresentam convergências que sinalizam que a Investigação Temática possui os elementos didático-pedagógicos estruturadores de Atividades Potenciais; ii) o segundo encaminhamento destina-se à análise de dois estudos de caso que exemplificam como adaptações do processo de Investigação Temática em distintos contextos podem configurar-se como Atividades Potenciais, isto é, atividades educacionais de máximo potencial humanizador. Dentre os resultados desse encaminhamento, destacamos que os elementos estruturadores da Investigação Temática permitem uma modelagem de atividade educacional com uma dinâmica voltada ao desenvolvimento do engajamento ativo dos sujeitos na solução dos problemas que contornam as suas existências. Os esforços desses caminhos metodológicos se unem para apoiar o principal resultado dessa tese, a apresentação de parâmetros orientadores de Atividades Potenciais, que a nosso ver se configura numa contribuição à educação científica axio-onto-epistemologicamente orientada.
Titre en anglais
INITIAL RELATIONS BETWEEN ACTIVITY THEORY AND FREIRE'S EDUCATIONAL PERSPECTIVE: PROPOSITIONS FOR PROMOTING POTENTIAL ACTIVITIES IN SCIENCE EDUCATION
Mots-clés en anglais
Activity Theory
Paulo Freire
Potential Activities
Science education
Teacher training
Resumé en anglais
The relationships between the Freirean educational perspective and the Activity Theory have appeared and supported studies that guide science education towards the humanization of students. Among the emerging convergences of these relationships, we highlight the idea of promoting science education through Potential Activities, which can be understood as educational activities aimed at producing mediations that allow students to better understand the problems and contradictions that circumvent and condition their stocks. In this research, we explore the need to clarify the structure and dynamics of Potential Activities, as well as some implications (curricular and ethical, for example) of promoting these activities at different hierarchical levels and stages of the educational system. Therefore, we defend the thesis that the Freirean educational perspective presents the theoretical-methodological subsidies that support the delimitation of the structuring elements of Potential Activities. In this sense, with the objective of defining theoretical-methodological parameters that guide the planning and development of a scientific education that is axio-onto-epistemologically committed to the human development of students, we analyze approximations between Paulo Freire's Thematic Investigation concept and the structure/ principles of human activity derived from the Activity Theory. Methodologically, this research has two complementary directions: i) the first, of a theoretical nature, consists of the analysis of Freire's theoretical-methodological parameters that support the structuring and development of Potential Activities. Among the results of this referral, we highlight that the principles that model the structure and dynamics of educational activities based on Freire's perspective and the Activity Theory present convergences that indicate that Thematic Investigation has the didactic-pedagogical elements that structure Potential Activities; ii) the second referral is intended for the analysis of two case studies that exemplify how adaptations of the Thematic Investigation process in different contexts can be configured as Potential Activities, that is, educational activities of maximum humanizing potential . Among the results of this referral, we highlight that the structuring elements of the Thematic Investigation allow a modeling of educational activity with a dynamic focused on the development of the active engagement of the subjects in the solution of the problems that circumvent their existences. The efforts of these methodological paths come together to support the main result of this thesis, the presentation of guiding parameters of Potential Activities, which in our view constitutes a contribution to axio-onto-epistemologically oriented scientific education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-09-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.