• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-04112020-164203
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Trugillo Martins Fontes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Andre Machado (Presidente)
Camillo, Juliano
Nascimento, Carolina Picchetti
Título em português
Uma análise do ensino de eletromagnetismo a partir da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov
Palavras-chave em português
Conceitos Teóricos
Davydov
Eletromagnetismo
Ensino de Física
Teoria do Ensino Desenvolvimental
Resumo em português
Nesta dissertação apresentamos um estudo que visa, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, delinear um modelo teórico sobre o conteúdo do ensino de eletromagnetismo. Para essa realização, entre a perspectiva histórico-cultural, o ensino de física e o eletromagnetismo, utilizamos da teoria do ensino desenvolvimental e dos instrumentos que ela dispõe para entender a formação de pensamento e conceitos teóricos. A teoria criada por Vigotski e ampliada com contribuições importantes de colaboradores até culminar num novo objeto de análise proposto por Davydov ajudou na busca por uma compreensão mais ampla do processo de ensino. Como indício motivador desta abordagem, realizamos uma revisão da literatura a respeito do ensino de eletromagnetismo através de trabalhos publicados nos principais periódicos nacionais. Nessa revisão, notamos que tentativas de diálogo entre a teoria de Davydov e o ensino de Física são raras, e com o ensino de eletromagnetismo são inexistentes. Ademais, percebemos que os conceitos da teoria histórico-cultural que fundamentam práticas de ensino de eletromagnetismo estão principalmente relacionados ao papel mediador do professor. Posteriormente nos aprofundamos nos aspectos lógicos e históricos da gênese e do desenvolvimento de conceitos importantes para o entendimento atual do eletromagnetismo. A partir disso, fomos capazes de elaborar uma síntese dos conceitos essenciais que estruturam os fenômenos eletromagnéticos clássicos, a saber: movimento, variação e interação. Por fim investigamos uma situação de análise desses conceitos concretizando-os na geração, transmissão e utilização da energia elétrica. A principal conclusão desse trabalho é a elaboração de um primeiro modelo teórico. Por fim, vemos a possibilidade de diálogo entre a teoria de Davydov e o ensino de Física no geral, e do eletromagnetismo em particular, a fim de promover o pensamento teórico nos escolares.
Título em inglês
Analysis between the teaching of electromagnetism and Davydov's theory of developmental teaching.
Palavras-chave em inglês
Davydov
Developmental Teaching
Electromagnetism
Physics Teaching
Theoretical Concepts
Resumo em inglês
In this dissertation we present a study that aims, from a historical-cultural perspective, to outline a theoretical model for teaching electromagnetism. In order to achieve this conciliation between the historical-cultural perspective, the teaching of physics and electromagnetism, we used the theory of developmental teaching and the instruments it has to understand the use and formation of theoretical concepts and theoretical thinking. The theory created by Vigotski and expanded with important contributions from collaborators until culminating in a new object of analysis proposed by Davydov helped us in the search for a broader understanding of the teaching process. As motivation for this approach, we conducted a literature review on the teaching of electromagnetism through works published in the main national journals. In this review, we noted that attempts at dialogue between Davydov's theory and the teaching of physics are rare, and with the teaching of electromagnetism they are non-existent. Furthermore, we realize that the concepts of historical-cultural theory that underlie electromagnetism teaching practices are mainly related to the mediating role of the teacher. Subsequently, we delved into the logical and historical aspects of genesis and the development of important concepts for the current understanding of electromagnetism. From this, we were able to elaborate a synthesis of the essential concepts that structure the classic electromagnetic phenomena: movement, variation and interaction. Finally, we investigated a situation of analysis of these concepts, concretizing them in the generation, transmission and use of electric energy. The main conclusion of this work is a first proposition of a theoretical model. Finally we advocate the possibility of a dialogue between Davydov's theory and the teaching of Physics in general, and electromagnetism in particular, in order to promote theoretical thinking in students.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-11-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.