• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.81.2008.tde-01072013-135158
Documento
Autor
Nome completo
Roseline Beatriz Strieder
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Kawamura, Maria Regina Dubeux (Presidente)
Auler, Decio
Pierson, Alice Helena Campos
Título em português
Abordagem CTS e ensino médio: espaços de articulação
Palavras-chave em português
Abordagens CTS
Ensino Médio
Perspectiva freireana
Resumo em português
Investigamos, a partir de uma intervenção pontual, implicações e encaminhamentos para o campo educacional, quando se busca contemplar abordagens CTS no ensino médio. A partir de uma ampla revisão sobre os sentidos que vêm sendo atribuídos a essas abordagens, identificamos a necessidade de um referencial educacional mais amplo para seu encaminhamento. Optamos por investigar, tanto em âmbito teórico quanto prático, os elementos de articulação entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana de educação. Como metodologia, utilizamos a Pesquisa Participante, confrontando elementos de nossas reflexões com ações concretas. Essas últimas constituíram-se no desenvolvimento de uma intervenção, realizada em uma escola da rede pública de Salvador das Missões/RS, onde está em fase de construção uma usina hidrelétrica. Os instrumentos que foram utilizados para obtenção de "dados" são: registros escritos sob a forma de diários, questionários e trabalhos realizados pelos alunos. Os resultados foram analisados à luz de três categorias: (i) estratégia utilizada, (ii) a proposta e a escola e (iii) objetivos educacionais. A partir dessa investigação, foi possível reiterar a contribuição em articular propostas CTS com a perspectiva freireana. Essa articulação implicou em redesenhar alguns elementos, etapas e procedimentos para a intervenção, tomando como ponto de partida a investigação temática. Destacamos as dificuldades em envolver, de forma efetiva, a escola e seus professores; limitações no aprofundamento do conhecimento por parte dos alunos e dificuldades em promover uma postura crítica. Por outro lado, constatamos seu significativo, através de um novo nível de conhecimento da realidade, além de mudanças de percepção, por parte dos alunos, sobre o sentido da escola, do próprio conhecimento e da questão em estudo.
Título em inglês
STS Approach and Secondary Education: spaces of joint
Palavras-chave em inglês
CTS approaches
Freire's perspective
Secondary education
Resumo em inglês
We investigated the concerns of STS (Science-Technology-Society) approaches on secondary school taking into account the results from a real school intervention. The meaning and objectives of STS perspectives were analyzed in an extensive bibliography review, which indicated a large variety and multiplicity of significations. It also resulted that it must be considered the advantages of STS association with a general education perspective. In this sense, we investigated possible consonance and connections between STS and Paulo Freire's ideas, in theoretical as well as practices propositions. With this intention we developed a school project in Salvador das Missões, RS-Brazil, where it is being built a hydroelectric power plant. From data and development analyses of this project, we tried to confront ideas and practices through research-participant methodology. Our research approaches took in account three different classes of considerations: (i) project strategy, (ii) school involvement and (iii) educational objectives. The results from these perspectives reinforced the contribution of Freire's idea to STS approaches, allowing to identify its potentialities as well as some restrictions and challenges.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-07-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.