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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-30042024-113527
Documento
Autor
Nome completo
Elizabeth Cristina Ykuno Kawano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque (Presidente)
Rodrigues, Larissa Maria Ferreira da Silva
Zanini, Mariza Pereira
Título em português
Francês para Objetivo Universitário na área das ciências exatas da USP: da análise de discursos existentes à elaboração de um programa de ensino em contexto de preparação à mobilidade acadêmica
Palavras-chave em português
Ciências Exatas
Ensino de Francês para Objetivo Universitário
Mobilidade Acadêmica
Resumo em português
Esta pesquisa se insere no contexto de internacionalização da Universidade de São Paulo, tendo como referência os diversos acordos de mobilidade acadêmica com Instituições de Ensino Superior Francesas (IES). Parte destes acordos se refere a cursos de graduação na área de ciências exatas, cursos estes que possuem uma quantidade significativa de convênios com IES francesas, possibilitando assim que muitos de seus estudantes realizem um período de seus estudos na França, o que os leva a buscar a aprender a língua francesa para se inserir naquele meio acadêmico. Esta pesquisa teve como objetivo geral a seleção e a análise de documentos orais e escritos que circulam em disciplinas de matemática presentes nos diferentes cursos de ciências exatas para identificar os elementos linguístico-discursivos que possibilitariam a elaboração de um programa de ensino de Francês para Objetivo Universitário (FOU) voltado aos estudantes desta área na USP. O referencial teórico adotado tomou como base os estudos e pesquisas na área do ensino de francês para o contexto universitário (MANGIANTE e PARPETTE, 2004, 2011; MOURLHON-DALLIES, 2008; CARRAS et al., 2007; ALBUQUERQUECOSTA, 2011, 2015, 2016), e os estudos sobre a análise linguístico-discursiva (FLOCH e MANGIANTE, 2016; DUFOUR e PARPETTE, 2017; EURIN e HENAO, 1992; CHAREAUDEAU, 1999, 2019; MAINGUENEAU, 2015). A abordagem metodológica da pesquisa é de natureza qualitativo-documental (GODOY, 1995) e está dividida nas seguintes etapas: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados. A coleta de dados, em um primeiro momento, foi relativa a um âmbito institucional, que se refere ao levantamento dos documentos sobre ações de internacionalização das unidades da área de ciências exatas da USP, tais como acordos e convênios de mobilidade acadêmica, pesquisas desenvolvidas na área, projetos pedagógicos, ementas de disciplinas, modalidades de intercâmbio e grades curriculares. Em seguida, em um âmbito de conteúdo denominado comunicativo-linguístico-discursivo, que se deu pela aplicação e análise de um questionário que teve por objetivo o levantamento de dados junto ao público-alvo para identificar as situações de comunicação nas quais estarão inseridos em seus programas de intercâmbio; e, em seguida, pelo levantamento e análise de documentos escritos e orais, relacionados às disciplinas de matemática, disponíveis na internet em sites de compartilhamento de vídeo-aulas e materiais didáticos. Esta análise foi feita considerando os aspectos linguístico-discursivos que caracterizam o discurso da matemática nos documentos selecionados. Com base nos dados coletados e nos resultados da análise, foi possível elaborar um programa de ensino de FOU para a área das ciências exatas, como também apresentar um referencial de competências que pode vir a orientar a formação em FOU nas IES brasileiras que mantenham convênios na área com IES francesas. A contribuição da pesquisa, portanto, se insere no contexto de mobilidade acadêmica da área estudada e possibilita, junto a professores de francês, realizar a reflexão sobre os procedimentos adotados visando à elaboração de diversos programas de ensino FOU, que podem tomar como ponto de partida o referencial e as necessidades locais e/ou nacionais identificadas de várias subáreas das ciências exatas. No âmbito de formação de professores, é um diferencial no campo da didática de línguas para fins específicos
Título em inglês
French for Academic Purposes in the field of exact sciences at USP: from the existents discourses to the elaboration of a teaching program in the context of academic mobility preparation
Palavras-chave em inglês
Academic mobility
Exact Sciences
French for Academic Purposes
Resumo em inglês
This research is part of the context of the internationalization of the University of São Paulo, taking into account the various agreements for academic mobility with French Higher Education Institutions (IES). Some of these agreements refer to undergraduate courses in the field of exact sciences, which have a significant number of partnerships with French IES, enabling many students to pursue part of their studies in France. As a result, these students seek to learn the French language in order to integrate into the French academic environment. The overall objective of this research was to select and analyze oral and written documents that circulate in mathematics courses in different exact sciences programs, with the aim of identifying the linguistic-discursive elements that would allow the development of a French for Academic Purposes (FOU) teaching program for students in this area at USP. The theoretical framework adopted is based on studies and research in the field of teaching French for the university context (MANGIANTE and PARPETTE, 2004, 2011; MOURLHON-DALLIES, 2008; CARRAS et al., 2007; ALBUQUERQUE-COSTA, 2011, 2015, 2016), as well as studies on linguistic-discursive analysis (FLOCH and MANGIANTE, 2016; DUFOUR and PARPETTE, 2017; EURIN and HENAO, 1992; CHAREAUDEAU, 1999, 2019; MAINGUENEAU, 2015). The research methodology is qualitative-documentary (GODOY, 1995) and is divided into the following stages: pre-analysis, exploration of the material and processing of results. The data collection, at first, was relative to an institutional context, which involves gathering documents related to internationalization actions in the exact sciences field at USP, such as academic mobility agreements, research conducted in the area, educational projects, course syllabi, exchange modalities, and curriculum frameworks. Then, in a content context called the communicative-linguisticdiscursive, which was carried out by the application and analysis of a questionnaire aimed at collecting data from the target audience to identify the communication situations in which they will be involved in their exchange programs. Afterwards, data collection in this stage involves gathering and analyzing written and oral documents related to mathematics courses available on the internet through video-sharing websites and educational materials. This analysis is carried out considering the linguistic-discursive aspects that characterize the discourse of mathematics in the selected documents. Based on the collected data and the results of the analysis, it was possible to develop a FOU teaching program for the field of exact sciences and present a competency framework that can guide FOU education in Brazilian IES that have agreements with French IES in this field. Therefore, the contribution of this research lies in the context of academic mobility in the studied field and allows French teachers to reflect on the procedures adopted for the development of various FOU teaching programs, which can take into account the identified framework and needs of various subareas of exact sciences. In terms of teacher training, it represents a differential in the field of specific-purpose language teaching
 
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Data de Publicação
2024-04-30
 
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