• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-14022023-104708
Documento
Autor
Nombre completo
Sandra Coeli Barbosa dos Santos
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque (Presidente)
Abreu, Marcella dos Santos
Cristovão, Maria Lucia Claro
Mariz, Josilene Pinheiro
Pietraroia, Cristina Moerbeck Casadei
Título en portugués
Carrefour de Cultures: relações interculturais construídas por jovens aprendizes de francês em um Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Antropologia da educação
Cultura
Ensino-aprendizagem de língua francesa
Interculturalidade
Resumen en portugués
No ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, as relações entre culturas são objeto de estudos e pesquisas que buscam, em geral, identificar e mostrar como a língua estudada é marcada por diferentes manifestações que expressam maneiras de estar e de agir no mundo. Os diversos documentos orais ou escritos ou multimodais utilizados na sala de aula expressam a complexidade da relação língua e manifestações culturais. Tal aspecto, no entanto, muitas vezes, não colocam em primeiro plano as vozes plurais dos alunos e seus aprendizados são deixados à margem do processo global de aprendizagem da língua. Diante desse fato, esta pesquisa teve como objetivo compreender e identificar, do ponto de vista dos alunos, quais são essas manifestações culturais e interculturais e como elas podem ser explicitadas no contexto de ensino e aprendizagem. O quadro teórico da pesquisa se baseou, prioritariamente, no conceito de cultura a partir da antropologia moderna estudado por dois autores, Roy Wagner (1975) que discute a antropologia reversa e Eduardo Viveiros de Castro pela abordagem do perspectivismo ameríndio. Na didática das línguas, as referências adotadas foram Abdallah-Pretceille (1999); Devin (2017) Em relação à metodologia da pesquisa, ela foi de natureza qualitativa seguindo a abordagem etnográfica para evidenciar que a explicitação de manifestações vai além da sala de aula e compreende os diversos ambientes nos quais o aluno está inserido e circula. Assim, a partir da produção oral e escrita em língua francesa, os alunos, entre 15 e 18 anos, inscritos em dois grupos de francês de um Centro de estudos de línguas do estado de São Paulo, localizado na cidade de Osasco, participaram do projeto Carrefour de Cultures, desenvolvido no primeiro e segundo semestres de 2019. Os dados da pesquisa foram coletados durante a realização do projeto e foram analisados a partir de duas categorias principais: Culturas urbanas, diversidade e perspectivas interculturais. O corpus foi constituído pelas atividades de sala e pelo carnet de bord interculturel produzido pelos alunos. Os resultados mostraram que a percepção das relações interculturais se deu de forma diversa nas produções orais e escritas e que foi significativamente explicitado pelos alunos. O envolvimento da professora no projeto evidenciou também a importância de tratar de tal temática em situações de formação inicial e continuada
Título en inglés
Carrefour de Cultures: intercultural relationships built by young French learners in a Language Study Center in the state of São Paulo
Palabras clave en inglés
and French Language Learining and Teaching.
Anthropology in Education
Culture
Interculturality
Resumen en inglés
In the context of teaching and learning foreign languages, the relations between cultures are the main object of studies and investigations which seeks, in general, to identify and put in evidence how the studied language is associated with a range of manifestations that expresses different ways to be and act in the world. The various documents, oral, written, or multimodal, utilized in the classroom show the complex relationship between language and cultural manifestations. However, this aspect often seems not to highlight the different students voices, and many apprenticeships are left behind in the process of learning a new language itself. Due to this fact, this research had the objective to comprehend and identify, from the students point of view, what are those intercultural manifestations and how they can be demonstrated in the teaching and learning context. As a theoretical background, the investigation is based predominantly on the concept of culture from modern anthropology adopted by two main authors, Roy Wagner (1975) who discusses reverse anthropology, and Eduardo Viveiros de Castro with his approach to Amerindian perspectivism. From the language didactic, the embraced references were Abdallah-Pretceille (1999); Devin (2017). With regard to the methodological aspects, the research has a qualitative nature based on an ethnographic approach, to evidence that the cultural manifestations go beyond the classroom and comprehend other social places where the students are embedded. In this way, using oral and written production in the French language, the students between 15 and 19 years old, registered in two study groups in the Language Study Center of São Paulo State, located in Osasco city, took place in a project named Carrefour de Cultures during 2021. The research data were collected during the projects execution and were analyzed from two main categories: Urban Culture and Diversity, and Intercultural Perspectives. A corpus of analysis was constituted by classroom activities and the journal interculturel made by the students. The research findings evidence that perceptions of intercultural relationships were expressed in different ways in the oral and written productions, and were emphasized by the participant students. The engagement of the associated teacher is also an indication of the importance of treating this theme in both initial and continuous teaching training.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-02-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.