• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-28072020-175917
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Aparecida Moreira Carvalho Galvão
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Inacio, Emerson da Cruz (Presidente)
Cunha, Maria Zilda da
Lima, Norma Sueli Rosa
Sarteschi, Rosangela
Título em português
O narrador e as memórias de crescimento: quando os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II se tornam protagonistas de suas histórias
Palavras-chave em português
Escrita de relatos de memórias
Leitura literária
Ondjaki; escrita de si
Sequência didática
Resumo em português
Esta dissertação tem por objetivo a investigação a respeito de como o trabalho com a produção escrita de relatos pessoais, motivada pela leitura de textos literários, pode favorecer o desenvolvimento das habilidades escritoras de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e também expor a função humanizadora que a leitura literária e a escrita podem exercer na escola. Serão apresentados, aqui, alguns dos caminhos percorridos pelos educandos no processo de reconhecimento de elementos que fortalecem a construção de identidades e reafirmam sua existência social. Para tanto, recorreu-se à leitura do livro Os da minha rua, do escritor angolano Ondjaki, cujos contos, embora retratem uma esfera sociocultural diferente daquela em que vivem esses mesmos educandos, permitem, por meio da linguagem e das experiências vividas pelos personagens, o estabelecimento de possíveis convergências. As ações metodológicas que viabilizam este estudo estão apresentadas em uma sequência didática dividida em cinco fases. As três primeiras contemplam os métodos de apresentação dos textos literários aos alunos; a produção de relatos de memórias, motivada pela leitura desses mesmos textos e as atividades de entrevista com outros alunos e familiares dos estudantes em questão. As duas últimas etapas referem-se à análise dos dados obtidos com os procedimentos de entrevista, à aplicação de propostas de interação e aos procedimentos de exposição dos textos dos alunos. O resultado desta investigação apresenta dois aspectos complementares, dos quais o primeiro está relacionado ao efetivo reconhecimento da função de autor e à promoção da figura do aluno-narrador, que, por meio da escrita de si em relatos de memórias, compartilha histórias pessoais. O segundo aspecto está ligado à compreensão de que o recurso a atividades que promovem a leitura literária facilita o desenvolvimento de aspectos afetivos e colabora na humanização nas relações escolares.
Título em inglês
The narrator and the growth memories: when students from the 9th Year of Elementary Education become protagonists of their own stories
Palavras-chave em inglês
Didactic sequence
Literary reading
Ondjaki; self-writing
Writing of memory reports
Resumo em inglês
This dissertation has the aim of investigating how the work with personal written reports, motivated by literary reading, can enhance the development of students' writing skills in the 9th Year of Elementary Education. Moreover, it can also expose the humanizing function that literary reading and writing can have in the school. It is presented some of the paths taken by students in the process of recognition of elements that strengthen identity construction and reaffirm their social existence. For this purpose, the book Os da minha rua, by the Angolan writer Ondjaki, was read. The short stories, although portraying a different sociocultural sphere than the one lived by the students, can allow the establishment of possible convergences through language and experiences lived by the characters. The methodological actions that enable this study are presented in a Didactic Sequence divided into five parts. The first three parts consider the methods for presentation of literary texts to the students; the production of memory reports, motivated by literary reading, and the conduction of interviews with other students and families of the students. The last two parts are related to the steps of data analysis, considering data obtained through interviews and application of interaction proposals, and the processes regarding the exhibition of students' written productions. The result of this investigation presents two complementary aspects: the first aspect is regarding the effective recognition of the author function, and the promotion of the student-narrator role, through writing about themselves in memory reports and sharing personal stories. The second aspect is related to the understanding that activities which promote literary reading can facilitate the development of affective aspects and the humanization in school relations.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-07-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.