• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-24062020-175652
Document
Auteur
Nom complet
Dafne Rodrigues Alvares de Castro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Gil, Beatriz Daruj (Président)
Araujo, Mariangela de
Maroneze, Bruno Oliveira
Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de
Titre en portugais
Campos semânticos no conto "Uma vela para Dario", de Dalton Trevisan: proposta de ensino do léxico para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II
Mots-clés en portugais
Ensino de Língua Portuguesa
Léxico
Sequência didática
Resumé en portugais
Nos documentos oficiais PCN (1998) e BNCC (2018), o texto é tratado como objeto de estudo das aulas de Língua Portuguesa e o enfoque dado aos aspectos discursivos vem contribuindo para uma nova perspectiva de língua, contexto no qual se destacam as escolhas lexicais. Entretanto, os professores ainda encontram dificuldades em sistematizar o ensino de léxico, assim como faltam referências para as práticas pedagógicas. Neste trabalho, tem-se por objetivo apresentar parte de uma proposta didática sobre o léxico do conto Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan, aplicada em turmas de 9º ano da Escola Estadual Olga Cury, em Santos SP. Os estudos de Richards (1976) e Nation (1990) sobre o ensino de léxico serviram como base para o desenvolvimento das atividades e a partir deles buscou-se elaborar parte de uma sequência didática que orientasse, de forma metodológica e sistematizada, o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Na análise final, foi possível observar o desenvolvimento do vocabulário receptivo e produtivo destes alunos, o que, consequentemente, auxiliou no processo de desenvolvimento das competências leitora e escritora.
Titre en anglais
Semantic fields in Dalton Trevisan's tale "Uma vela para Dario": a proposal for teaching the lexicon for 9th grade students
Mots-clés en anglais
Lexicon
Pedagogical activity
Portuguese language teaching
Resumé en anglais
In the oficial documents, PCN (1998) and BNCC (2018), the text is treated as the object of stydy of Portuguese Language classes and the focus given to discursive aspects contributed to new language perspective, a context in which lexical choices are highlighted. However, in didactic practices, the study of the lexicon is not systematized, as well as missing references of the teacher's work. This work aims to presente a pedagogical activity proposal for the lexicon study of the tale Uma vela para Dario, by Dalton Trevisan, applied in 9th grade classes at Olga Cury State School (Santos -SP). Richards (1976) and Nation (1990) studies about the teaching of lexicon it seeks to develop a proposal for pedagogical activity that guides, methodologically and systematically, the teacher's work of the Portuguese language. In the final analysis, it was possible to observe the development of the receptive and productive vocabulary of these students, which, consequently, helped in the process of developing reading and writing skills.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-06-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.