• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-19052020-182334
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Aglio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Nóbrega, Maria Helena da (Presidente)
Cabral, Ana Lúcia Tinoco
Caretta, Alvaro Antonio
Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
Título em português
Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa "Aventuras Currículo+"
Palavras-chave em português
Aventura Currículo +
Língua Portuguesa
Multiletramentos
Tecnologia Digital
Resumo em português
Esta dissertação de mestrado do programa Profletras tem como objetivo o estudo e pesquisa das tecnologias digitais da comunicação (TDIC) no contexto da aprendizagem de língua portuguesa, no ensino público. Para tanto, é analisada a história da tecnologia na sociedade além de seu uso para a educação. De modo a fundamentar a pesquisa em situação real, estuda-se um caso da aplicação do programa "Aventuras Currículo +" na E.E. Prof.ª Priscila de Fátima Pinto, em sala de recuperação intensiva de ciclo, no 6º ano do ensino fundamental. O professor-pesquisador analisa a programa "Aventuras Currículo +", suas estratégias para o ensino de língua portuguesa e seus gêneros textuais bem como pesquisa a possibilidade dos multiletramentos em uma plataforma que lida com a gamificação. Há também a reflexão se as atividades propostas pela plataforma são propícias ao desenvolvimento de jovens cidadãos produtores de textos, de modo a fornecer subsídios a professores da rede pública paulista no trabalho com a plataforma estendendo-se a professores de todo o país que estejam interessados em utilizar tecnologia digital na aula de língua portuguesa.
Título em inglês
Digital technology as a Portuguese language learning resource in elementary school: the program "Aventuras Curriculum +"
Palavras-chave em inglês
Aventuras Currículo +
Multiliteracies
Portuguese Language
Technology
Resumo em inglês
This Master thesis of the Profletras program aims to study and research digital communication technologies (TDIC) in the context of Portuguese language learning in public education. To this end, the history of technology in society is analyzed as well as its use for education. In order to substantiate the research in real situation, we study a case of the application of the tool "Adventures Curriculum +" in E.E. Prof. Priscila de Fátima Pinto, in intensive cycle recovery classroom, in the 6th grade of elementary school. The researcher-teacher analyzes the tool "Aventuras Currículo+" (Adventures Curriculum +), its strategies for the teaching of Portuguese language and its textual genres as well as researches the possibility of multiliteracies in a platform that deals with gamification. There is also a reflection on whether the activities proposed by the platform are conducive to the development of young text-producing citizens, so as to provide subsidies for teachers from the public schools in São Paulo to work with the tool, extending to teachers from all over the country who are interested in use digital technology in the Portuguese language class.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-05-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.