• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-19052020-182334
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo Aglio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Nóbrega, Maria Helena da (Presidente)
Cabral, Ana Lúcia Tinoco
Caretta, Alvaro Antonio
Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
Título en portugués
Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa "Aventuras Currículo+"
Palabras clave en portugués
Aventura Currículo +
Língua Portuguesa
Multiletramentos
Tecnologia Digital
Resumen en portugués
Esta dissertação de mestrado do programa Profletras tem como objetivo o estudo e pesquisa das tecnologias digitais da comunicação (TDIC) no contexto da aprendizagem de língua portuguesa, no ensino público. Para tanto, é analisada a história da tecnologia na sociedade além de seu uso para a educação. De modo a fundamentar a pesquisa em situação real, estuda-se um caso da aplicação do programa "Aventuras Currículo +" na E.E. Prof.ª Priscila de Fátima Pinto, em sala de recuperação intensiva de ciclo, no 6º ano do ensino fundamental. O professor-pesquisador analisa a programa "Aventuras Currículo +", suas estratégias para o ensino de língua portuguesa e seus gêneros textuais bem como pesquisa a possibilidade dos multiletramentos em uma plataforma que lida com a gamificação. Há também a reflexão se as atividades propostas pela plataforma são propícias ao desenvolvimento de jovens cidadãos produtores de textos, de modo a fornecer subsídios a professores da rede pública paulista no trabalho com a plataforma estendendo-se a professores de todo o país que estejam interessados em utilizar tecnologia digital na aula de língua portuguesa.
Título en inglés
Digital technology as a Portuguese language learning resource in elementary school: the program "Aventuras Curriculum +"
Palabras clave en inglés
Aventuras Currículo +
Multiliteracies
Portuguese Language
Technology
Resumen en inglés
This Master thesis of the Profletras program aims to study and research digital communication technologies (TDIC) in the context of Portuguese language learning in public education. To this end, the history of technology in society is analyzed as well as its use for education. In order to substantiate the research in real situation, we study a case of the application of the tool "Adventures Curriculum +" in E.E. Prof. Priscila de Fátima Pinto, in intensive cycle recovery classroom, in the 6th grade of elementary school. The researcher-teacher analyzes the tool "Aventuras Currículo+" (Adventures Curriculum +), its strategies for the teaching of Portuguese language and its textual genres as well as researches the possibility of multiliteracies in a platform that deals with gamification. There is also a reflection on whether the activities proposed by the platform are conducive to the development of young text-producing citizens, so as to provide subsidies for teachers from the public schools in São Paulo to work with the tool, extending to teachers from all over the country who are interested in use digital technology in the Portuguese language class.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-05-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.