• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-14072020-210431
Documento
Autor
Nome completo
Gisele Soares da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Neide Luzia de (Presidente)
Martin, Vima Lia de Rossi
Riolfi, Claudia Rosa
Silva, Silvio Pereira da
Título em português
A escrita de narrativas do jogo Escape Room como estratégia didática para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: Anos Finais
Palavras-chave em português
Ensino de Língua Portuguesa
Escape Room
Fundamental II
Jogos
Narrativa
Resumo em português
Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida a partir de uma sequência didática que se utiliza do jogo "Escape Room" com uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal de São Paulo. A proposta, elaborada de acordo com a perspectiva bakhtiniana de gênero do discurso, objetivou a escrita de textos do tipo narrativo, parte constituinte do jogo. A análise das produções textuais resultantes evidencia a falta de conhecimento de recursos coesivos na escrita, que é o foco do trabalho do professor nas aulas de língua portuguesa. Como procedimento metodológico opta-se pela pesquisa-ação, a partir das ideias de Thiollent (1986). Além disso, apresentam-se as contribuições teóricas sobre os gêneros do discurso de Voloshinov (2018) e Bakhtin (2016), os pressupostos teóricos sobre a leitura e letramentos de Petit (2008), Colomer (2007), Dussel (2009), Rezende (2018), Butlen (2015), Rojo (2005) e Bazerman (2011); a definição de jogos, games e gamificação pelas pesquisas de Huizinga (2000), Santaella et al. (2018), Salen e Zimmerman (2012), Nicholson (2015), Kaap (2012) e Jull (2019) e o estudo da estrutura da narrativa de Gancho (2002) e Adam (1997).
Título em inglês
The writing of Escape Room narratives as a didactic strategy for the teaching of Portuguese in Middle School: Final Years
Palavras-chave em inglês
Escape Room
Games
Middle School
Narrative
Teaching Portuguese Language
Resumo em inglês
This dissertation brings the research developed from a didactic sequence that uses the game Escape Room with a eighth grade of the Middle School from a public school in São Paulo. The proposal, designed according to the bakhtinian perspective of speech genres, aimed the writing of narrative texts, which are part of the game. The analysis of the resulting textual productions highlights a lack of knowledge of cohesive resources in the writing, which is the focus of the work of the teacher in the Portuguese classes. As a methodological procedure, we opted for the action research, based on the ideas of Thiollent (1986). In addition, there are the theoretical contributions about speech genres by Voloshinov (2018), Bakhtin (2016), theoretical assumptions about reading and literacies by Petit (2008), Colomer (2007), Dussel (2009), Rezende (2018), Butlen (2015), Rojo (2009) and Bazerman (2011); the definition of jogos, games and gamification are based on the researches of Huizinga (2000), Santaella et al. (2018), Salen and Zimmerman (2012), Nicholson (2015), Kaap (2012) and Jull (2019) and on the study of the narrative structure of Gancho (2002) and Adam (1997).
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-07-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.