• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-14072020-210431
Document
Auteur
Nom complet
Gisele Soares da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Rezende, Neide Luzia de (Président)
Martin, Vima Lia de Rossi
Riolfi, Claudia Rosa
Silva, Silvio Pereira da
Titre en portugais
A escrita de narrativas do jogo Escape Room como estratégia didática para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: Anos Finais
Mots-clés en portugais
Ensino de Língua Portuguesa
Escape Room
Fundamental II
Jogos
Narrativa
Resumé en portugais
Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida a partir de uma sequência didática que se utiliza do jogo "Escape Room" com uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal de São Paulo. A proposta, elaborada de acordo com a perspectiva bakhtiniana de gênero do discurso, objetivou a escrita de textos do tipo narrativo, parte constituinte do jogo. A análise das produções textuais resultantes evidencia a falta de conhecimento de recursos coesivos na escrita, que é o foco do trabalho do professor nas aulas de língua portuguesa. Como procedimento metodológico opta-se pela pesquisa-ação, a partir das ideias de Thiollent (1986). Além disso, apresentam-se as contribuições teóricas sobre os gêneros do discurso de Voloshinov (2018) e Bakhtin (2016), os pressupostos teóricos sobre a leitura e letramentos de Petit (2008), Colomer (2007), Dussel (2009), Rezende (2018), Butlen (2015), Rojo (2005) e Bazerman (2011); a definição de jogos, games e gamificação pelas pesquisas de Huizinga (2000), Santaella et al. (2018), Salen e Zimmerman (2012), Nicholson (2015), Kaap (2012) e Jull (2019) e o estudo da estrutura da narrativa de Gancho (2002) e Adam (1997).
Titre en anglais
The writing of Escape Room narratives as a didactic strategy for the teaching of Portuguese in Middle School: Final Years
Mots-clés en anglais
Escape Room
Games
Middle School
Narrative
Teaching Portuguese Language
Resumé en anglais
This dissertation brings the research developed from a didactic sequence that uses the game Escape Room with a eighth grade of the Middle School from a public school in São Paulo. The proposal, designed according to the bakhtinian perspective of speech genres, aimed the writing of narrative texts, which are part of the game. The analysis of the resulting textual productions highlights a lack of knowledge of cohesive resources in the writing, which is the focus of the work of the teacher in the Portuguese classes. As a methodological procedure, we opted for the action research, based on the ideas of Thiollent (1986). In addition, there are the theoretical contributions about speech genres by Voloshinov (2018), Bakhtin (2016), theoretical assumptions about reading and literacies by Petit (2008), Colomer (2007), Dussel (2009), Rezende (2018), Butlen (2015), Rojo (2009) and Bazerman (2011); the definition of jogos, games and gamification are based on the researches of Huizinga (2000), Santaella et al. (2018), Salen and Zimmerman (2012), Nicholson (2015), Kaap (2012) and Jull (2019) and on the study of the narrative structure of Gancho (2002) and Adam (1997).
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-07-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.