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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-13062020-194256
Documento
Autor
Nome completo
Viviane Mendes Leite
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Campos, Maria Inês Batista (Presidente)
Alencar, Andréa Gomes de
Gebara, Ana Elvira Luciano
Santos, Sandoval Nonato Gomes
Título em português
Retextualização de HQ: um projeto de intervenção no 6º ano
Palavras-chave em português
Ensino de Língua Portuguesa
História em quadrinhos
Sexto ano
Texto verbo-visual
Resumo em português
Esta dissertação tem como objetivo analisar o resultado da produção de texto verbo-visual de alunos dos 6º anos da escola pública municipal de Mogi Guaçu, no interior do Estado de São Paulo. A leitura escolhida como ponto de partida foi o romance de suspense e mistério, A Ilha do Tesouro (1883), do escritor britânico Robert Louis Stevenson, adaptado por Andrew Harrar para HQ (2010) com desenhos de Richard Kohlrus. As atividades propostas estão incluídas no âmbito de um projeto didático interdisciplinar, envolvendo Arte, Matemática, Educação Física, Inglês, História, Geografia, Ciências. O foco do projeto de português é desenvolver com os alunos a retextualização do texto, considerando aspectos ligados ao momento histórico, geográfico, movimentação de corpo, simetria de espaço e de cores. As perguntas norteadoras da pesquisa são: Que elementos linguísticos e discursivos constroem a retextualização dos estudantes frente a uma das obras mais significativas da literatura infantil e juvenil? De que forma os estudantes transformam o texto adaptado para a HQ, atualizando seu sentido, na medida em que a história em quadrinhos se insere na cadeia narrativa com novos elementos da materialidade verbo-visual? O projeto foi organizado em cinco etapas: a) leitura/interpretação do texto fonte; b) produção textual; c) produção visual com uso de programas digitais nos celulares pessoais e computadores; d) produção final em grupo de cinco alunos; e) partilha entre os grupos. Partindo da concepção teórico-metodológica de Bakhtin (1997) e o Círculo (Volochinov, 2015), particularmente, os conceitos de "texto" e "gêneros do discurso"; e a conceituação de Brait quanto a "texto verbo-visual" (2015, p. 193-224), obtivemos os seguintes resultados: os alunos reconstroem o texto lido, segundo o ponto de vista deles, tornando-se protagonistas na produção escrita. A voz dos alunos ganha espaço, sendo materializada na produção verbo-visual. Na retomada do texto-base, o grupo 1 recupera partes do texto, com lacunas que favorecem a interação com o leitor e produzem o discurso polifônico; o grupo 2 utiliza a paráfrase na retextualização, com forte presença da voz do narrador; o grupo 3 inverte o protagonismo das personagens, destacando a imagem do pirata. O trabalho com o texto verbo-visual permite que os alunos se relacionem com diferentes formas de dizer, pois as imagens, cores e a escrita são constitutivas do sentido da narrativa. O romance do século XIX é ressignificado pela perspectiva dos alunos-autores do século XXI.
Título em inglês
Comics Retextualization: an intervention project with students from 6th grade
Palavras-chave em inglês
Comic
Portuguese language teaching
Sixth grade
Veb-visual text
Resumo em inglês
This master thesis aims to analize the result of verb-visual text production of students from 6th grade of a public school in Mogi Guaçu, near São Paulo. The reading chosen as a starting point was Treasure Island (1883), a classic adventure novel by Robert Louis Stevenson, adapted by Andrew Harrar for comic strip (2010) illustrated by Richard Kohlrus. The proposed activities are included within the framework of an interdisciplinary teaching project involving arts, math, physical education, english classes, history, geography and science. The focus of the portuguese project is to develop the retextualization of the text with students, considering aspects related to the historical moment, geographical, body movement, space and color symmetry. The guiding question of the research is: What linguistic and discursive elements construct students' retextualization facing one of the most significant works of children and youth literature? How do students transform the text adapted into comic, updating its meaning as the comic strips fits the narrative chain with new elements of verb-visual materiality? The project was organized in 5 stages: a) reading/ interpretation of the source text; b) textual production; c) visual production using digital programs on personal mobile phones and computers; d) final production in a group of five students; e) share information between the groups. Starting from the theoretical-methodological conception of Bakhtin (1997) and the Circle (Volochinov, 2015), in particular, the concepts of "text" and "genres of discourse"; and Brait's conceptualization of "verb-visual text" (2015, p. 193-224), we obtained the following results: the students reconstruct the read text, according to their point of view, becoming protagonists in the written production. The students' voice gains space being materialized in the verb-visual production. When resuming the base text, group 1 recovers parts of the text with gaps that support interaction with the reader and produce polyphonic discourse; group 2 uses paraphrase in retextualization, with a strong presence of the narrator's voice; group 3 reverses the protagonism of the characters, highlighting the pirate's image. Working with the verb-visual text allows students to relate to different ways of saying, because images, colors and writing are constitutive in the meaning of the narrative. The XIX century novel is resignified by the perspective of XXI century students-authors.
 
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Data de Publicação
2020-06-15
 
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