• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-13062020-184339
Documento
Autor
Nome completo
Samara Gabriela Leal França
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Condé, Valéria Gil (Presidente)
Araujo, Mariangela de
Martin, Vima Lia de Rossi
Souza, Paula da Costa
Título em português
O lugar onde vivo: uma experiência de leitura, escrita e (re)construção de identidade
Palavras-chave em português
Aluno protagonista
Aluno-autor
Leitura literária
Memórias literárias
Pedagogia da autonomia
Resumo em português
Compreender a leitura e a escrita como instrumento de poder que dá voz e favorece o protagonismo crítico do indivíduo na sociedade é fundamental ao trabalho docente, sobretudo, aquele realizado nas escolas públicas. Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre as contribuições do gênero memórias literárias para a melhoria da leitura e a escrita do aluno-autor, que produz e por suas produções são formados, de maneira dialógica, ideologicamente. Para tanto, apresentamos os resultados obtidos com uma pesquisa-ação realizada no curso de Mestrado Profissional em Rede Aberta- PROFLETRAS /USP. Aqui, narramos o caminho trilhado e realizamos a análise das atividades desenvolvidas no projeto de ensino, como também, de quatro produções finais, que pressupõem o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. O aporte teórico baseia-se no conceito da pedagogia da autonomia postulado por Freire (1987/1996); na perspectiva da literatura como espaço subjetivo e de construção identitária, conforme Petit (2013); e nos elementos composicionais do gênero, segundo Bosi (1979/2003) e Marcuschi (2011). Além disso, apresentamos algumas contribuições teóricas de Candido (2004) para refletir sobre "O direito à literatura"; Bakthin (1997) e Voloshinov (1999), que subsidiam reflexões sobre as relações dialógicas e conceituam os gêneros discursivos. Vários outros autores, como Koch e Elias (2010), contribuíram para tecermos considerações acerca da leitura e da escrita. Por fim, Rojo (2006) subsidiou a análise do processo de letramento dos alunos envolvidos. Os resultados são bastante reveladores e apontam para a necessidade de novas perspectivas de leitura e escrita escolar, em que se respeite a subjetividade, a liberdade, a autonomia e a emancipação dos sujeitos envolvidos.
Título em inglês
The place where I live: an experience of reading, writing and (re)building identity
Palavras-chave em inglês
Literary memories
Literary Reading
Pedagogy of autonomy
Pupil protagonista
Pupil-author
Resumo em inglês
Understanding reading and writing as an instrument of power - which gives voice and favors the critical role of the individual in society - is fundamental to the teaching work, especially that done in public schools. This work aims to discuss the contributions of the literary memory genre to the improvement of reading and writing of the pupil-author, who produces and by his productions are formed, in a dialogical way, ideologically. For this, we present the results obtained with an action-research carried out in the Professional Master Course in Open Network - PROFLETRAS /USP. Here, we narrate the path taken and analyze the activities developed in the teaching project, as well as four final productions, which presuppose the student as a protagonist in the teaching-learning process. The theoretical contribution is based on the concept of pedagogy of autonomy postulated by Freire (1987/1996); on the perspective of literature as a subjective space and of identity construction, according to Petit (2013); and on the compositional elements of the gender, according to Bosi (1979/2003) and Marcuschi (2011). In addition, we present some theoretical contributions by Candido (2004) to reflect on "The right to literature"; Bakthin (1997) and Voloshinov (1999), which subsidize reflections on dialogic relations and conceptualize discursive genres. Several other authors, such as Koch and Elias (2010), have contributed to our reflections on reading and writing. Finally, Rojo (2006) subsidized the analysis of the literacy process of the students involved. The results are quite revealing and point to the need for new perspectives of school reading and writing, in which subjectivity, freedom, autonomy and emancipation of the subjects involved are respected.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-06-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.