• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-12012021-142151
Documento
Autor
Nombre completo
Regislene Dias de Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Nóbrega, Maria Helena da (Presidente)
Cabral, Ana Lúcia Tinoco
Caretta, Alvaro Antonio
Coelho, Irene da Silva
Título en portugués
A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a partir de canções
Palabras clave en portugués
Autoria
Multiletramentos
Multimodalidade
Produção audiovisual
Protagonismo digital
Resumen en portugués
Este trabalho de pesquisa consiste no desenvolvimento de uma proposta didática para a criação de curtas-metragens, a partir de canções do cantor e compositor brasileiro, Adoniran Barbosa. Foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, na EMEB Jorge Bierrenbach de Castro, no município de Valinhos, interior de São Paulo. Justifica-se pela necessidade de inserir, nas aulas de Língua Portuguesa, práticas linguísticas mais próximas do cotidiano dos jovens. Essa necessidade é apontada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), responsável por oferecer diretrizes ao ensino, no país. A abordagem dada ao gênero canção, aos roteiros para a produção audiovisual e aos curtas-metragens, produzidos pelos alunos, fundamenta-se na teoria dos gêneros do discurso, proposta pelos teóricos russos do Círculo de Bakhtin. Já a proposta didática apresentada está fundamentada nas teorias sócio-históricas de Vygotsky e na relação entre a leitura e o mundo, disseminada por Paulo Freire. Na esteira desses autores, que consideram a mediação e a interação no fazer pedagógico como fundamentais para a constituição dos processos educativos, a professora-pesquisadora desenvolveu sua proposta de intervenção pedagógica. O objetivo da pesquisa foi investigar de que forma a produção de curtas-metragens, a partir de canções, pode possibilitar a autoria e o protagonismo digital, nos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como resultados da pesquisa e da intervenção pedagógica, tivemos os roteiros e vídeos produzidos pelos alunos, tendo como mote as canções de Adoniran Barbosa. Os materiais apresentados ao final do trabalho constituem-se de produtos autorais, desenvolvidos a partir do trabalho em grupos, em situações que promoveram o exercício do protagonismo. Diante disso, os resultados da pesquisa assinalam a necessidade e a importância da inserção dos gêneros digitais no ensino de Língua Portuguesa, numa perspectiva de trabalho com a multimodalidade, multissemiose e os multiletramentos, de modo a contemplar, na escola, as práticas linguísticas contemporâneas, cada vez mais mediadas pelas tecnologias.
Título en inglés
Digital Technology in Portuguese Language teaching: A song-themed short movie production didactic proposal
Palabras clave en inglés
Audiovisual production
Authorship
Digital Protagonism
Multiliteracy
Multimodality
Resumen en inglés
This research consists in the production of short movies based on the work of Brazilian singer and songwriter Adoniran Barbosa. This didactic proposal involved 9th grade students of EMEB Jorge Bierrenbach de Castro, an elementary public school located in Valinhos-SP. This research is justified by the necessity to include students' everyday language practices in Portuguese Language classes. Such necessity was included in the National Curricular Common Base (BNCC), an official federal document that offers teaching guidelines. The discourse genre theory proposed by Russian theoretics from Bakhtin's Circle was the basis of the approach to the song genre, to the scripts for the audiovisual production and to the short movies produced by the students. The didactic approach is based on Vygotsky's sociohistorical theory and on Paulo Freire's link between reading and the world. These authors consider the mediation and interaction fundamental to the pedagogic work aimed at the constitution of learning processes and it is based on these theories that the teacher-researcher developed her pedagogic intervention proposal. The goal of this research was to investigate how production of short movies based on songs can facilitate Elementary School's 9th graders' authorship and digital protagonism. This research resulted in several scripts and short movies based on Adoniran Barbosa's songs. These materials are original creations, developed through collective work in situations that elicited students protagonism. Thus, this research's conclusions point to the necessity and importance of the digital genres in teaching Portuguese Language in a work perspective linked to multimodalitiy, multisemiosis and multiliteracy, thus contemplating contemporary linguistics practices more and more mediated by technology.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-01-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.