• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-12012021-142151
Document
Auteur
Nom complet
Regislene Dias de Almeida
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Nóbrega, Maria Helena da (Président)
Cabral, Ana Lúcia Tinoco
Caretta, Alvaro Antonio
Coelho, Irene da Silva
Titre en portugais
A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a partir de canções
Mots-clés en portugais
Autoria
Multiletramentos
Multimodalidade
Produção audiovisual
Protagonismo digital
Resumé en portugais
Este trabalho de pesquisa consiste no desenvolvimento de uma proposta didática para a criação de curtas-metragens, a partir de canções do cantor e compositor brasileiro, Adoniran Barbosa. Foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, na EMEB Jorge Bierrenbach de Castro, no município de Valinhos, interior de São Paulo. Justifica-se pela necessidade de inserir, nas aulas de Língua Portuguesa, práticas linguísticas mais próximas do cotidiano dos jovens. Essa necessidade é apontada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), responsável por oferecer diretrizes ao ensino, no país. A abordagem dada ao gênero canção, aos roteiros para a produção audiovisual e aos curtas-metragens, produzidos pelos alunos, fundamenta-se na teoria dos gêneros do discurso, proposta pelos teóricos russos do Círculo de Bakhtin. Já a proposta didática apresentada está fundamentada nas teorias sócio-históricas de Vygotsky e na relação entre a leitura e o mundo, disseminada por Paulo Freire. Na esteira desses autores, que consideram a mediação e a interação no fazer pedagógico como fundamentais para a constituição dos processos educativos, a professora-pesquisadora desenvolveu sua proposta de intervenção pedagógica. O objetivo da pesquisa foi investigar de que forma a produção de curtas-metragens, a partir de canções, pode possibilitar a autoria e o protagonismo digital, nos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como resultados da pesquisa e da intervenção pedagógica, tivemos os roteiros e vídeos produzidos pelos alunos, tendo como mote as canções de Adoniran Barbosa. Os materiais apresentados ao final do trabalho constituem-se de produtos autorais, desenvolvidos a partir do trabalho em grupos, em situações que promoveram o exercício do protagonismo. Diante disso, os resultados da pesquisa assinalam a necessidade e a importância da inserção dos gêneros digitais no ensino de Língua Portuguesa, numa perspectiva de trabalho com a multimodalidade, multissemiose e os multiletramentos, de modo a contemplar, na escola, as práticas linguísticas contemporâneas, cada vez mais mediadas pelas tecnologias.
Titre en anglais
Digital Technology in Portuguese Language teaching: A song-themed short movie production didactic proposal
Mots-clés en anglais
Audiovisual production
Authorship
Digital Protagonism
Multiliteracy
Multimodality
Resumé en anglais
This research consists in the production of short movies based on the work of Brazilian singer and songwriter Adoniran Barbosa. This didactic proposal involved 9th grade students of EMEB Jorge Bierrenbach de Castro, an elementary public school located in Valinhos-SP. This research is justified by the necessity to include students' everyday language practices in Portuguese Language classes. Such necessity was included in the National Curricular Common Base (BNCC), an official federal document that offers teaching guidelines. The discourse genre theory proposed by Russian theoretics from Bakhtin's Circle was the basis of the approach to the song genre, to the scripts for the audiovisual production and to the short movies produced by the students. The didactic approach is based on Vygotsky's sociohistorical theory and on Paulo Freire's link between reading and the world. These authors consider the mediation and interaction fundamental to the pedagogic work aimed at the constitution of learning processes and it is based on these theories that the teacher-researcher developed her pedagogic intervention proposal. The goal of this research was to investigate how production of short movies based on songs can facilitate Elementary School's 9th graders' authorship and digital protagonism. This research resulted in several scripts and short movies based on Adoniran Barbosa's songs. These materials are original creations, developed through collective work in situations that elicited students protagonism. Thus, this research's conclusions point to the necessity and importance of the digital genres in teaching Portuguese Language in a work perspective linked to multimodalitiy, multisemiosis and multiliteracy, thus contemplating contemporary linguistics practices more and more mediated by technology.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-01-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.