• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-11062020-131600
Documento
Autor
Nome completo
Alessandra de Oliveira Barbosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Martin, Vima Lia de Rossi (Presidente)
Agazzi, Giselle Larizzatti
Rezende, Neide Luzia de
Sarteschi, Rosangela
Título em português
O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática
Palavras-chave em português
Educação básica
Leitura subjetiva
Microconto
Sequência didática
Resumo em português
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre uma sequência didática para leitura e escrita de microcontos realizada com duas turmas de 9º ano que frequentaram uma escola municipal da periferia da Cidade Tiradentes, na cidade de São Paulo, durante o ano de 2018. Inicialmente, a dissertação discute como os documentos oficiais, que orientam o ensino, focalizam a abordagem da literatura e da leitura subjetiva para essa série. Na sequência, analisa como os alunos reagem e interpretam os microcontos lidos, construindo seu sentido através do entendimento individual e da discussão coletiva com a professora e com a turma.
Título em inglês
The maximum with the minimum: reading and writing micro tales as a didactic strategy
Palavras-chave em inglês
Basic education
Didactic sequence
Micro tales.
Subjective reading
Resumo em inglês
The present work aims the reflection on a didactic sequence for some micro tales reading and writing classes carried out with two 9th grade students that attended a municipal school on the outskirts of Cidade Tiradentes, in the city of São Paulo, during 2018. Initially, the dissertation discusses the approach used by official documents that guide the education regarding the literature and subjective reading for these grade classes. Then, it analyzes how students react and interpret the micro tales, building their sense through individual understanding and collective discussion with the teacher and the class.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-06-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.