• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-06102022-140947
Documento
Autor
Nombre completo
Rubens Pereira da Silva Alves
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Caretta, Elis de Almeida Cardoso (Presidente)
Ferraz, Aderlande Pereira
Gil, Beatriz Daruj
Melo, Pedro da Silva de
Título en portugués
Resenha crítica de canções: análise da escolha lexical como estratégia argumentativa
Palabras clave en portugués
Canções
Ensino de língua portuguesa
Léxico
Resenha crítica
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar como proposta didática a produção de uma resenha crítica de canções, em Língua Portuguesa, para o 8º ano do ensino fundamental, valendo-se da análise da escolha lexical como estratégia argumentativa, além de analisar os resultados das produções textuais escritas pelos alunos. A partir de um projeto de rádio na escola onde esta pesquisa foi aplicada, objetiva-se aproximar as atividades da vida escolar com o ensino de língua portuguesa, tornando-o contextualizado e significativo. A opção por trabalhar em sala de aula com o gênero resenha crítica de canções possibilitou aos estudantes dialogarem entre si e argumentarem acerca de suas preferências musicais, além de serem apresentados a algumas canções reconhecidas no cânone brasileiro. Os aportes teóricos para este trabalho centram-se nas contribuições sobre a concepção de língua como atividade social (CASTILHO, 1994); sobre os gêneros como organizadores da atividade discursiva (BAKHTIN, 2011); e sobre os elementos que compõem uma resenha crítica (ANDRADE, 2006); (MACHADO; LOUSADA; ABREU-TARDELLI, 2004); (MOTTA-ROTH; HEDGES, (2010). Em relação ao trabalho em sala de aula, recorremos a Antunes (2009; 2012) para orientar o ensino do léxico, a Koch e Elias (2012) para o ensino do texto, e a Dolz; Noverraz; Schnuewly (2004) para a organização modular da sequência de atividades. Espera-se que os alunos participantes desta pesquisa estejam aptos a analisar as relações de sentido presentes em letras de canções, a relacioná-las aos seus aspectos multimodais e a empregar adequadamente o léxico, a fim de produzir uma resenha crítica de canções
Título en inglés
Critical review of songs: analysis of lexical choice as an argumentative strategy
Palabras clave en inglés
Critical review
Lexicon
Portuguese language teaching
Songs
Resumen en inglés
This research aims to present as a didactic purpose a writing of a critical review of songs, in Portuguese language, to 8th grade Elementary School students, making use of lexical choices as an argumentative strategy. From a radio project set in the school where this research was applied, it is intended to approach students daily life to Portuguese language teaching, becoming contextualized and meaningful. The choice of teaching critical review of songs in classroom made dialogue among students possible, concerning their musical preferences, as well as being introduced to some well-known songs in Brazilian canon. The theoretical approaches for this work is based on the contributions about language as a social practice (CASTILLO, 1994); genders as organizers of discursive activity (BAKHTIN, 2011); and the components of a critical review (ANDRADE, 2006); (MACHADO; LOUSADA; ABREU-TARDELLI, 2004); (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010). Considering language teaching in classroom, we appeal to Antunes (2009; 2012) to guide the lexical teaching, to Koch and Elias (2012) for the text teaching and to Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004) to organize the modular stages of didactic activities. It is expected that the participating students of this research be able to analyze relations of meaning in song lyrics, as well as to relate to its multimodal aspects, and to use lexicon properly, in order to write a critical review of songs
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-10-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.