• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-29022024-155454
Document
Auteur
Nom complet
Vanessa Santos da Silva
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Nerling, Marcelo Arno (Président)
Santos, Edmilson Santos dos
Schwartz, Gilson
Nascimento, Letícia Carolina Pereira do
Titre en portugais
Escola como campo em disputa e o prisma das epistemologias negras
Mots-clés en portugais
Classe
Educação
Gênero
Raça
Resumé en portugais
A interseccionalidade de Gênero, Raça e Classe, na escola como um campo em disputa. O campo de pesquisa - Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), Perus I - entrevista quatro mulheres - uma educadora e três estudantes - é uma descrição prática pela óptica do que essas mulheres trazem, o que o campo de pesquisa eleva como significativo dentro do tema, e pela via das epistemologias negras. Não é sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas sobre como as questões étnico-raciais compõem uma escola. Mais educação: mas qual educação? Diante dessa complexa rede em torno do que representa educação e instituição escolar, a proposta deste estudo destaca a gestão diferenciada da escola, a formação da equipe de docentes, a relação de comunidade escolar, entendendo essa como integrante de um território que se faz em conjunto com outros equipamentos do bairro e da cidade, tendo essas ações como consequência no resultado da relação da/os estudantes com a escola. Apontamos algumas dificuldades e acertos dentro do processo educacional, na tentativa de construir um projeto de educação que ao considerar Gênero, Raça e Classe, se faz contracolonial
Titre en anglais
School as a field in dispute and the prism of black epistemologies
Mots-clés en anglais
Class
Education
Gender
Race
Resumé en anglais
The intersectionality of Gender, Race and Class, at school as a field in dispute. The research field - Integrated Center for Youth and Adult Education (CIEJA), Perus I - interviews four women - an educator and three students - is a practical description from the perspective of what these women bring, what the research field elevates as significant within the theme, and through black epistemologies. It is not about Youth and Adult Education (EJA), but about how ethnic-racial issues make up a school. More education: but what education? Given this complex network surrounding what education and school institutions represent, the proposal of this study highlights the differentiated management of the school, the formation of the teaching team, the school community relationship, understanding this as part of a territory that is created together with other equipment in the neighborhood and the city, with these actions resulting in the result of the relationship between the students and the school. We point out some difficulties and successes within the educational process, in an attempt to build an education project that, when considering Gender, Race and Class, becomes countercolonial
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-02-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.