• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-26042024-121812
Document
Auteur
Nom complet
Eliene de Oliveira Aleixo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Reis, Diego dos Santos (Président)
Bins, Gabriela Nobre
Nascimento, Iracema Santos do
Suzuki, Clarissa Lopes
Titre en portugais
Os saberes ancestrais e a educação antirracista nos currículos das séries iniciais do ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Culturas tradicionais
Currículo
Educação para as relações étnico-raciais
Pedagogia griô
Séries iniciais do ensino fundamental
Resumé en portugais
Nesta dissertação, parte-se do princípio de que as culturas tradicionais, em espaços escolares e não escolares, valorizam as trajetórias de saberes orais, ofícios, brincadeiras, histórias de vida de cada pessoa, que constituem, para além de sua identidade, a afirmação de si e a consciência de sua ancestralidade. As culturas tradicionais inspiram e fundamentam metodologias, como a pedagogia griô, na abordagem dos conteúdos do currículo, contribuindo com a produção e a partilha do conhecimento, pautadas na diversidade de modos de Ser, sentir e conhecer e na afirmação de uma educação antirracista. Desse modo, defende-se aqui que a cultura popular pode ser um dos eixos estruturantes da prática pedagógica. A pesquisa objetiva, assim, evidenciar os pressupostos político-pedagógicos dessas práticas e potencializar as contribuições das culturas tradicionais para efetivação de uma educação antirracista que contemple os saberes ancestrais no currículo das séries iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, nos reunimos com pessoas que atuam ou estudaram na EMEF Desembargador Amorim Lima, com vistas a conhecer suas percepções e posicionamentos sobre o tema em tela. Para isso, colocou-se em diálogo documentos, políticas públicas, autoras/es, práticas pedagógicas, saberes das culturas tradicionais, currículo e as pessoas que atuam na escola, por meio da metodologia da Roda de Conversa, para compor os diálogos que atravessam a dissertação
Titre en anglais
Ancestral knowledge and anti-racist education in the curricula of the first grades of elementary school
Mots-clés en anglais
Curriculum
Education for ethnic-racial relations
Elementary School Education
Griot Pedagogy
Traditional cultures
Resumé en anglais
In this dissertation, it is assumed that traditional cultures, in school and non-school spaces, value the trajectories of oral knowledge, crafts, games, life stories of each person, which constitute, in addition to their identity, self-affirmation and awareness of their ancestry. Traditional cultures inspire and underpin methodologies, such as griot pedagogy, in the approach to curriculum content, contributing to the production and sharing of knowledge, based on the diversity of ways of Being, feeling and knowing and in the affirmation of an anti-racist education. Thus, it is argued here that popular culture can be one of the structuring axes of pedagogical practice. The research thus aims to highlight the political-pedagogical assumptions of these practices and to enhance the contributions of traditional cultures to the realization of an anti-racist education that comprises ancestral knowledge in the Elementary School curriculum. In this sense, we meet with people who worked or studied at EMEF Desembargador Amorim Lima to get to know their perceptions and positions on the topic at hand. For this, documents, authors, pedagogical practices, knowledge of traditional cultures, curriculum, and people working in the school were put into dialogue through the methodology of the talking circles to compose the dialogues that cross the dissertation
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-04-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.