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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-24102022-200030
Documento
Autor
Nome completo
Diego Corrêa de Araujo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Meihy, Jose Carlos Sebe Bom (Presidente)
Magnani, Jose Guilherme Cantor
Nunes, Sandra Regina Chaves
Roque, Zuleika Stefania Sabino
Título em português
A experiência nordestina no contexto paulistano: o pé-de-serra
Palavras-chave em português
Experiência nordestina
Forró
História de vida
História oral
Pé-de-serra
Resumo em português
A presente pesquisa tem como objetivo documentar e analisar o movimento de forró na cidade de São Paulo sob o ponto de vista de músicos e musicistas migrantes nordestinos e nordestinas. Foi utilizada a história oral como base teórica e procedimental. O trabalho teve como base três redes de colaboradores: músicos, musicistas e produtores. Por meio das entrevistas de história de vida, corpus documental desse estudo, discutiram-se questões de gênero, geração, classe social e preconceito. O diálogo entre as narrativas revelou aproximações e distanciamentos entre as redes. As concepções sobre o forró pé-de-serra e o universitário, a presença dos jovens no forró, a diferença entre músicos e musicistas no movimento, e os antigos bailes híbridos, são os principais assuntos discutidos nessa pesquisa.
Título em inglês
The Brazilian northeastern experience of the musical style "forró pé-de-serra" in São Paulo
Palavras-chave em inglês
Forró
Life history
Northeasterner experience
Oral history
Pé-de-serra
Resumo em inglês
This research aims to document and analyze the São Paulo scene of the musical genre called "Forró" from the point of view of Brazilian northeastern migrant musicians, women and men. Oral history was used as a theoretical and as a procedural basis. The collaboration was based on three networks: male musicians, female musicians and producers. Through life history interviews, physical documentation of this study, issues such as gender, age discrimination, social class and prejudice were discussed. The dialogue between the narratives revealed similarities and differences between the networks. The concepts concerning the musical styles called "pé-de-serra forró" and "university forró", the presence of young people involved in forro music, gender issues, and old hybrid dances are the main subjects discussed in this research.
 
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Data de Publicação
2022-10-24
 
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