• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-23052022-161322
Documento
Autor
Nome completo
Lauro Lopes Leandro Pariko Ekureu
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Rocha, Marília Librandi (Presidente)
Lazaneo, Caio de Salvi
Miranda, Maxwell Gomes
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco
Título em português
Boe Joruduwa Boe Ero / A educação Bororo e o Bakaru
Palavras-chave em português
Aldeia Meruri
Bororo
Educação
Escola Indigena
Projeto Bakaru
Resumo em português
Em Meruri, Mato Grosso, estamos participando de um projeto maior: trata-se do Projeto Bakaru, que consiste em revitalizar nossa mitologia para devolver à nossa sociedade os valores mais profundos da nossa cultura. Dentro deste grande projeto, minha escolha foi fazer uma análise da nossa educação, antes e depois do contato com os brancos, no sentido de resgatar, através dos Bakaru, os valores da nossa educação tradicional ou encontrar uma via de equilíbrio entre as duas metodologias de ensino. Integram a dissertação, uma série de quatro entrevistas assim como uma auto-etnografia.
Título em inglês
Boe Joruduwa Boe Erro / Bororo's education an the Bakaru
Palavras-chave em inglês
Bakaru's Projetc
Bororo
Education
Indigenous School
Meruri
Resumo em inglês
In Meruri, Mato Grosso, we are participating in a larger project: The Bakaru Project, which consists of revitalizing our mythology to give back to our society the deepest values of our culture. Within this great project, my choice was to make an analysis of our Education, before and after the contact with the white people, in the sense of rescuing, through the Bakaru, the values of our traditional education or finding a way to balance both teaching methodologies. The dissertation includes a series of four interviews as well as an auto-ethnography.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-05-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.