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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-20072023-120406
Documento
Autor
Nome completo
Doroth de Assis Schimidt Doi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Marta Carvalho de (Presidente)
Gonçalves, Monica Villaça
Oliveira, Victor Hugo Nedel
Ribeiro, Maria Angelica Souza
Título em português
Coletivos culturais e sociabilidades juvenis: um olhar sobre Indaiatuba - SP
Palavras-chave em português
Culturas Juvenis
Jovens
Sociabilidade
Resumo em português
Um grande conjunto de referências importantes no estudo das juventudes aponta que espaços de sociabilidade e de criatividade consistem em um indicador fundamental para a compreensão das juventudes contemporâneas. Os grupos culturais juvenis expressam relações locais e permitem uma leitura própria dos contextos em que jovens se inserem. A partir desta perspectiva, esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal descrever e analisar as trajetórias de alguns jovens integrantes de coletivos culturais de Indaiatuba - SP. Para tal, apresenta, em diálogo com a literatura nacional sobre o tema, reflexões sobre juventudes, cultura e tecnologia; e situa a cidade de Indaiatuba em termos sociais, históricos e demográficos. Inspirado nas abordagens metodológicas da pesquisa-intervenção, este estudo contou com a participação de vinte e um jovens articuladores e integrantes de coletivos culturais da cidade de Indaiatuba-SP que foram entrevistados em seis lives interativas na plataforma de streaming Twitch. Essas entrevistas foram elaboradas e realizadas com a participação dos espectadores da plataforma. A partir das referências metodológicas da análise de conteúdo, este trabalho aborda a relação dos jovens interlocutores da pesquisa com a cidade em que vivem, identificando os circuitos que constroem a parte de suas narrativas de pertencimento em relação aos vínculos que estabelecem com seus pares, em relação com sua dimensão criativa e contestatória. Conclui-se que a relação dos jovens com os espaços e com as instituições da cidade é atravessada por tensionamentos e pelo sentimento de não-pertença. Esses conflitos são enfrentados pelas narrativas de pertencimento dos jovens aos grupos e coletivos, que constituem importante experiência de participação, reconhecimento identitário e mobilização afetiva. Juntos, os jovens criam práticas culturais que atribuem novos sentidos aos espaços da cidade e expressam desejos, denúncias e possibilidades de transformação.
Título em inglês
Cultural collectives and youth sociabilities: a look at Indaiatuba/SP
Palavras-chave em inglês
Sociability
Young people
Youth Cultures
Resumo em inglês
A large set of important references in the study of youth points out that spaces of sociability and creativity are a fundamental indicator for understanding contemporary youth. Youth cultural groups express local relationships and allow a proper reading of the contexts in which young people are inserted. From this perspective, this master's dissertation has as its main objective to describe and analyze the trajectories of some young members of cultural collectives in Indaiatuba - SP. To this end, it presents, in dialogue with the national literature on the subject, reflections on youth, culture and technology; and situates the city of Indaiatuba in social, historical and demographic terms. Inspired by the methodological approaches of intervention research, this study had the participation of twenty-one young organizers and members of cultural collectives from the city of Indaiatuba-SP who were interviewed in six interactive lives on the Twitch streaming platform. These interviews were designed with the participation of viewers on the platform. Based on the methodological references of content analysis, this work approaches the relationship of the young interlocutors of the research with the city in which they live, identifying the circuits that build part of their narratives of belonging in relation to the bonds they establish with their peers, in relationship with its creative and contesting dimension. It is concluded that the relationship between young people and the spaces and institutions of the city is crossed by tensions and the feeling of non-belonging. These conflicts are faced by the narratives of belonging of young people to groups and collectives, which constitute an important experience of participation, identity recognition and affective mobilization. Together, young people create cultural practices that attribute new meanings to city spaces and express desires, complaints and possibilities for transformation.
 
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Data de Publicação
2023-07-20
 
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