• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-20052021-132209
Documento
Autor
Nombre completo
Elisiane Alves de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Nunes, Sandra Regina Chaves (Presidente)
Araujo, Valeria Amorim Arantes de
Consani, Marciel Aparecido
Tozi, Luiz Antonio
Título en portugués
Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil
Palabras clave en portugués
Escuta juvenil
Multiletramentos
Pensamento crítico
Projeto pedagógico
Rádio escolar
Resumen en portugués
O presente trabalho propõe que a rádio escolar, em seus diferentes formatos, venha a ser experimentada como um recurso que possibilita à comunidade escolar desenvolver práticas pedagógicas olhando para as demandas sociais. Esta pesquisa apresenta experiências com a rádio escolar em uma escola técnica de nível médio, da rede pública, com alunos do ensino médio e ensino técnico integrado ao médio, a fim de contribuir para a reflexão sobre a importância da escuta das falas dos estudantes, bem como da formação do pensamento crítico, da participação, da produção dos gêneros orais e escritos e do uso consciente das tecnologias. Tendo em vista a formação docente, reúne autores que relataram fatos, mostraram dados e ensinaram métodos de desenvolvimento de uma rádio escolar e as novas possibilidades de performances com rádio web e podcasting. Somam-se as referências bibliográficas que embasam a escolha dessa metodologia para identificar e mediar conflitos, propiciar o debate e as construções dialógicas, garantir o direito de expressar-se e estimular a criatividade. A observância da participação dos alunos possibilitou a percepção de conflitos intra e interpessoais, mostrou a necessidade de contribuir para a formação de indivíduos críticos, criativos, éticos e respeitosos, e revelou que a rádio escolar permite a inter e a transdisciplinaridade, o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da cooperação, além de treinar a comunicação.
Título en inglés
A listening experience on radio school for perceptions about conflicts and for the formation of critical youth thinking
Palabras clave en inglés
Critical thinking
Multiliteracies
Pedagogical project
School radio
Youthful listening
Resumen en inglés
The present work proposes that school radio, in its different formats, will be experienced as a resource that allows the school community to develop pedagogical practices looking at social demands. This research presents experiences with school radio in a public high school technical school, with high school students and technical education integrated to high school, in order to contribute to the reflection on the importance of listening to students' speeches, as well as the formation of critical thinking, participation, the production of oral and written genres and the conscious use of technologies. In view of teacher training, it gathers authors who reported facts, showed data and taught methods of developing a school radio and the new possibilities of performances with web radio and podcasting. The bibliographic references that support the choice of this methodology are added to identify and mediate conflicts, foster debate and dialogical constructions, guarantee the right to express oneself and stimulate creativity. The observance of the participation of the students allowed the perception of intra- and interpersonal conflicts, showed the need to contribute to the formation of critical, creative, ethical and respectful individuals, and revealed that school radio allows inter and transdisciplinarity, the development of autonomy, responsibility and cooperation, in addition to training communication.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-05-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.