• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-20052021-132209
Document
Auteur
Nom complet
Elisiane Alves de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Nunes, Sandra Regina Chaves (Président)
Araujo, Valeria Amorim Arantes de
Consani, Marciel Aparecido
Tozi, Luiz Antonio
Titre en portugais
Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil
Mots-clés en portugais
Escuta juvenil
Multiletramentos
Pensamento crítico
Projeto pedagógico
Rádio escolar
Resumé en portugais
O presente trabalho propõe que a rádio escolar, em seus diferentes formatos, venha a ser experimentada como um recurso que possibilita à comunidade escolar desenvolver práticas pedagógicas olhando para as demandas sociais. Esta pesquisa apresenta experiências com a rádio escolar em uma escola técnica de nível médio, da rede pública, com alunos do ensino médio e ensino técnico integrado ao médio, a fim de contribuir para a reflexão sobre a importância da escuta das falas dos estudantes, bem como da formação do pensamento crítico, da participação, da produção dos gêneros orais e escritos e do uso consciente das tecnologias. Tendo em vista a formação docente, reúne autores que relataram fatos, mostraram dados e ensinaram métodos de desenvolvimento de uma rádio escolar e as novas possibilidades de performances com rádio web e podcasting. Somam-se as referências bibliográficas que embasam a escolha dessa metodologia para identificar e mediar conflitos, propiciar o debate e as construções dialógicas, garantir o direito de expressar-se e estimular a criatividade. A observância da participação dos alunos possibilitou a percepção de conflitos intra e interpessoais, mostrou a necessidade de contribuir para a formação de indivíduos críticos, criativos, éticos e respeitosos, e revelou que a rádio escolar permite a inter e a transdisciplinaridade, o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da cooperação, além de treinar a comunicação.
Titre en anglais
A listening experience on radio school for perceptions about conflicts and for the formation of critical youth thinking
Mots-clés en anglais
Critical thinking
Multiliteracies
Pedagogical project
School radio
Youthful listening
Resumé en anglais
The present work proposes that school radio, in its different formats, will be experienced as a resource that allows the school community to develop pedagogical practices looking at social demands. This research presents experiences with school radio in a public high school technical school, with high school students and technical education integrated to high school, in order to contribute to the reflection on the importance of listening to students' speeches, as well as the formation of critical thinking, participation, the production of oral and written genres and the conscious use of technologies. In view of teacher training, it gathers authors who reported facts, showed data and taught methods of developing a school radio and the new possibilities of performances with web radio and podcasting. The bibliographic references that support the choice of this methodology are added to identify and mediate conflicts, foster debate and dialogical constructions, guarantee the right to express oneself and stimulate creativity. The observance of the participation of the students allowed the perception of intra- and interpersonal conflicts, showed the need to contribute to the formation of critical, creative, ethical and respectful individuals, and revealed that school radio allows inter and transdisciplinarity, the development of autonomy, responsibility and cooperation, in addition to training communication.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-05-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.