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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-19032018-110458
Documento
Autor
Nome completo
Hugo Nogueira Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Cardoso, Mauricio (Presidente)
Nunes, Sandra Regina Chaves
Pereira, Wagner Pinheiro
Silva Junior, Nelson da
Título em português
A forma flutuante: desejo e doutrina nos filmes do Terceiro Reich
Palavras-chave em português
Antissemitismo
Cinema
Indústria cultural
Nazismo
Psicanálise
Segunda Guerra Mundial
Resumo em português
Mediante o cotejo interdisciplinar entre a crítica historiográfica, a análise fílmica e a interpretação psicanalítica nas linhas freudiana e lacaniana, essa pesquisa investigou quatro obras cinematográficas comissionadas pelo governo nazista durante a Segunda Guerra Mundial com a finalidade de promoção de suas políticas raciais e de gênero: Jud Süß (1940), Die große Liebe (1942), Münchhausen (1943) e Titanic (1943). A partir dessas produções, o estudo perscrutou os sistemas de justaposição de fantasias socialmente partilhadas aos denominadores ideológicos do nacional-socialismo. Identificou, igualmente, os processos de negociação entre as instâncias da indústria cultural e as agências governamentais para alinhar o desejo e a doutrina na forma flutuante da fantasia cinematográfica.
Título em inglês
The floating form: desire and doctrine in the films of the Third Reich
Palavras-chave em inglês
Antisemitism
Cinema
Cultural industry
Nazism
Psychoanalysis
World War II
Resumo em inglês
Making use of instruments pertaining to the domain of historical criticism, filmic analysis and psychoanalytic theory under Freudian and Lacanian guidelines, this research investigated four cinematographic works commissioned by the Nazi government during World War II aimed to promoting its racial and gender policies: Jud Süß (1940), Die große Liebe (1942), Münchhausen (1943) and Titanic (1943). Through these films, the analysis examined the systems of juxtaposition between socially shared fantasies and the ideological denominators of National Socialism. The research identified also the schemes of negotiation between instances of cultural industry and government agencies in order to align desire and doctrine in the floating form of film fantasy.
 
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Data de Publicação
2018-03-19
 
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