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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-15052023-171005
Documento
Autor
Nome completo
Cleiton Donizete Corrêa Tereza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Iokoi, Zilda Marcia Gricoli (Presidente)
Lago, Leonardo Gonçalves
Paro, Vitor Henrique
Resende, Fernanda Mendes
Título em português
Trabalho, educação e cultura pelos jovens batalhadores: das ideologias capitalistas às possibilidades de insurgência
Palavras-chave em português
Cultura
Educação
Juventude
Neoliberalismo
Trabalho
Resumo em português
A presente tese desenvolve uma reflexão sobre trabalho, educação e cultura ao averiguar as condições e aspirações de uma parcela da juventude, integrante de um quinhão da classe trabalhadora, identificada como batalhadores brasileiros. Para tanto, nossa pesquisa, considerando um variado referencial bibliográfico e o avanço empresarial sobre a educação, analisou um grupo de egressos do ensino médio público e de cursos profissionalizantes da rede SENAI do município de Poços de Caldas, especialmente por meio de questionários e entrevistas, para compreendermos o percurso desses jovens durante a escola básica, suas percepções sobre o ensino, as influências ideológicas manifestas, os afetos, os dilemas e as condições cotidianas concretas. O estudo desenvolvido junto aos jovens batalhadores, permitiu discutirmos as contradições presentes, especialmente quanto ao ensino por habilidades e competências no contexto de avanço das ideologias capitalistas de caráter neoliberal, derivadas da teoria do capital humano. Por fim, verificamos possibilidades de insurgência, levando em conta essas contradições, com destaque para a irredutibilidade do trabalho humano e seu potencial constante de transformação progressista.
Título em inglês
Labor, education and culture by the hard-working youth: from the capitalist ideologies to the possibilities of insurgency
Palavras-chave em inglês
Culture
Education
Labor
Neoliberalism
Youth
Resumo em inglês
The present doctoral thesis develops a reflection on labor, education and culture in examining the conditions and aspirations of a segment of youth belonging to a part of the working class identified as the hard-working Brazilians. For this purpose, our research, considering a varied bibliography and the corporate advance into education, analyzed a group of former public high school and SENAI technical school system students in the city of Poços de Caldas, especially by means of questionnaires and interviews, to understand the journeys of these young people during basic schooling, their perceptions on education, the manifest ideological influences, affections, dilemmas and concrete daily conditions. The study developed alongside the hard-working youth allowed us to discuss the contradictions present, especially in regard to abilities and competencies-based education in the context of the advance of neoliberal capitalist ideologies derived from the theory of human capital. Finally, we examined the possibilities of insurgency, taking into consideration these contradictions, highlighting the irreducibility of human work and its constant potential for progressive transformation.
 
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Data de Publicação
2023-05-15
 
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