• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-14072023-124748
Document
Auteur
Nom complet
Ivan Fortunato
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Almeida Junior, Antonio Ribeiro de (Président)
Araújo, Osmar Hélio Alves
Cruz, José Anderson Santos
Medeiros, Emerson Augusto de
Titre en portugais
Educação e escola e direitos humanos e sociedade... e docência: a autoformação alvitrada
Mots-clés en portugais
Direitos Humanos
Educação escolar
Formação de professores
Resumé en portugais
Esta tese é sobre Formação de Professores e Educação e Escola e Direito Humanos e Sociedade, especificamente a partir de uma ideia centrada na autoformação docente como meio fundante para a realização de uma educação escolar mais humanitária. A introdução descortina a pergunta-problema: "quem e como se formam professores e professoras para educar e/ou ensinar respeito aos Direitos Humanos, liberdade, respeito...?". Na introdução já se apresenta como se pretende responder à pergunta, por meio da seguinte hipótese norteadora: há um equívoco expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos (publicada em 1948 pela Organização das Nações Unidas) de que apenas se promovem os Direitos Humanos pela educação e pelo ensino; pois, além disso ser insuficiente para a necessária transformação da sociedade, tende a culpabilizar e sobrecarregar os responsáveis pela educação e pelo ensino - os docentes - além de facilitar a omissão dos demais elementos e instituições igualmente responsáveis pela vida coletiva. Tornam-se objetivos da tese: decifrar significados de educar e ensinar a partir de uma perspectiva de autoformação docente (objetivo central), reconhecer que os processos de formação docente, inicial e continuada, não atendem à condição de autoformação e propor um exame autoformativo dos aspectos mais expressos de desrespeito aos direitos e liberdade humana (dois objetivos específicos). Metodologicamente, o trabalho é realizado como um ensaio, construindo o caminho durante seu progresso (re)organizando-o principalmente por meio de rizomas, pois eles são um todo em si, ao mesmo tempo parte de um todo maior e mais complexo. A tese é construída em duas seções, sendo que a primeira discute a educação escolar, a formação docente e a autoformação. Na sequência, propõe-se a relação da (auto)formação docente e Educação e Escola e Direitos Humanos e Sociedade a partir de uma trilogia denunciada por Antônio Almeida Jr., sendo patriarcado, racismo e capitalismo. Ao final se tem uma busca pela autoformação docente como meio principal de identificação, reconhecimento, reflexão e articulação para reorganização da educação escolar como lugar de fortalecimento dessa trilogia que ainda sustenta nossa sociedade de forma contrária aos Direitos Humanos que se pretende valer a todas as pessoas.
Titre en anglais
Education and school and human rights and society... and teaching: the self-education suggested
Mots-clés en anglais
Human Rights
School education
Teacher education
Resumé en anglais
This thesis is about Teacher Training and School and Teaching and Human Rights and Society, specifically from an idea centered on teacher self-training as a foundational means for achieving a more humane school education. The introduction reveals the question-problem: "who and how are teachers trained to educate and/or teach respect for human rights and freedom and respect and...?". The introduction already presents how to answer the question, through the following guiding hypothesis: there is a misconception expressed in the Universal Declaration of Human Rights (published in 1948 by the United Nations Organization) that Human Rights are promoted only through education and teaching; because, in not only this is insufficient for the necessary transformation of society, it tends to blame and overload those responsible for education and teaching - the teachers - in addition to facilitating the omission of other elements and institutions equally responsible for collective life. The objectives of the thesis are: to decipher the meanings of educating and teaching from a perspective of teacher self-training (central objective), recognizing that the processes of teacher training, initial and continuing, do not meet the condition of self-training and proposing an exam self-training of the most expressed aspects of disrespect for human rights and freedom (two specific objectives). Methodologically, the work is carried out as an essay, building the path during its progress (re)organizing it mainly through rhizomes, as they are a whole in themselves, at the same time part of a larger and more complex whole. The thesis is built in two sections, the first of which discusses school education, teacher training and self-training. Next, the relationship between teacher (self-)education and School and Teaching and Human Rights and Society is proposed from a trilogy denounced by Antônio Almeida Jr., being patriarchy, racism and capitalism. In the end, there is a search for teacher self-training as the main means of identification, recognition, reflection and articulation for the reorganization of school education as a place to strengthen this trilogy that still sustains our society in a way that is contrary to Human Rights that is intended to apply to all people.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-07-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.