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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-11062020-151733
Documento
Autor
Nombre completo
Karen Susan Silva Pitinga da Rosa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Carvalho, Francione Oliveira (Presidente)
Almeida, Heloisa Buarque de
Castro, Roney Polato de
Oliveira, Megg Rayara Gomes de
Título en portugués
Políticas Públicas para a inserção e permanência de travestis e transexuais no ensino superior: um estudo de caso da Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Palabras clave en portugués
Inserção
Permanência
Políticas públicas
Travestis e transexuais
UNILA
Resumen en portugués
O presente trabalho pretende discutir por meio do estudo de caso da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, a necessidade em se discutir políticas públicas de inserção e permanência para pessoas trans no ensino superior. A escolha por realizar está pesquisa nesta instituição se deveu a sua missão em promover a integração dos povos latino-americanos, amparada pelo interesse em buscar compreensão cultural, superação de preconceitos e do etnocentrismo. Sendo assim, nos perguntávamos como uma universidade com um projeto educativo com parâmetros tão inclusivos estaria inserindo pessoas trans. A partir das entrevistas realizadas com estudantes da instituição, bem como, com a comunidade trans de Foz do Iguaçu, nos propomos a compreender o projeto e a prática desta instiuição, assim como do território, uma vez que a região onde a mesma está localizada em si, já levanta inúmeros estudos. O campo realizado, assim, não somente demostrou que as práticas transfóbicas permeiam o território, como também as instituições como a saúde e a educação. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi o de evidenciar a necessidade e a urgência em se pautarem políticas públicas de ação afirmativa, a fim de não somente inserir esta população, mas também em se frear as constantes práticas transfóbicas que ocorrem dentro dos espaços acadêmicos.
Título en inglés
Public policies for the insertion and permanence of travestis and transsexuals in higher education: a case study of Universidade Federal Da Integração Latino-Americana
Palabras clave en inglés
Insertion
Permanence
Public policy
Travestis and transsexuals
UNILA
Resumen en inglés
This paper intends to discuss through the case study of the Federal University of Latin American Integration - UNILA, the need to discuss public policies of insertion and permanence for transgender people in higher education. The choice to carry out this research in this institution was due to its mission to promote the integration of the Latin American peoples, supported by the interest in seeking cultural understanding, overcoming prejudice and ethnocentrism. Thus, we wondered how a university with an educational project with such inclusive parameters would be inserting trans people. From the interviews with students of the institution, as well as with the trans community of Foz do Iguaçu, we propose to understand the project and the practice of this institution, as well as the territory, since the region where it is located in itself, it already raises numerous studies. The field thus realized not only demonstrated that transphobic practices permeate the territory, but also institutions such as health and education. Therefore, the objective of this research was to highlight the need and urgency to follow affirmative action public policies, in order not only to insert this population, but also to curb the constant transphobic practices that occur within academic spaces.
 
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Fecha de Publicación
2020-06-11
 
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