• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-09102023-172458
Document
Auteur
Nom complet
Valdeci Antonio dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Teles, Reinaldo Miranda de Sá (Président)
Chiachiri Filho, Antonio Roberto
Ferreira, Ricardo Alexino
Soares Neto, Julino Assunção Rodrigues
Titre en portugais
Políticas afirmativas de inclusão ao ensino superior no Brasil: da trajetória dos egressos ao entrecruzo da mobilidade social
Mots-clés en portugais
Ações afirmativas
Cotas raciais
Democracia racial
Desigualdade racial
Discriminação racial
Eugenia
Identidade
Políticas públicas
Preconceito racial
Resumé en portugais
Este trabalho procurou estudar, a partir da literatura especializada, as razões históricas que contribuíram para que a população negra brasileira permanecesse durante todo o período que se estende da abolição, no final do século XIX, até o início do século XXI em condições de desigualdades em relação à população não negra. É de grande importância para este trabalho a compreensão das políticas de inclusão ao ensino superior no Brasil, especialmente o ProUni (Programa Universidade para Todos) e Política de Cotas Raciais para Pessoas Negras nas universidades públicas, como instrumentos de redução das desigualdades racial/social. A pesquisa foi desenvolvida através de uma revisão de literatura para identificar as dificuldades e obstáculos encontradas por esta população, tais como a ausência de políticas públicas de integração dos ex-escravizados, os ideais de eugenia e branqueamento, o mito da democracia racial, e a educação formal como um direito negado à população. A análise de dados se dá por meio de estatísticas disponíveis em outros estudos sobre as transformações ocorridas no perfil dos estudantes no ensino superior e no mercado de trabalho, e também pela realização de entrevistas com egressos das políticas públicas mencionadas, através de formulário elaborado com a finalidade de compreender a mobilidade social ocorrida após a formação no ensino superior. A pesquisa demonstrou que, apesar destas políticas serem justificadas por fatores históricos e sociológicos concretos causadores das desigualdades raciais e terem como objetivos a redução destas, cumprem apenas parcialmente tais objetivos, carecendo de outras políticas públicas de acompanhamento que facilitem a permanência dos alunos nas universidades, assim como sua inserção no mercado de trabalho.
Titre en anglais
Affirmative policies of inclusion to higher education in Brazil: from the trajectory of graduates to the interconnection of social mobility
Mots-clés en anglais
Affirmative actions
Eugenics
Identity
Public policies
Racial democracy
Racial discrimination
Racial inequality
Racial prejudice
Resumé en anglais
This work aims to study the historical reasons that contributed to the black Brazilian population remaining in conditions of inequalities relative to the non-black population from the abolition of slavery, at the end of the 19th century, until the beginning of the 21st century. This work needs to understand the affirmative actions in higher education in Brazil, especially the ProUni (University for All Program) and the Racial Quota Policy for Black People in public universities, as instruments for reducing racial/social inequalities. The research developed through a literature review to identify the difficulties and obstacles encountered by black people to reach social mobility, such as the absence of public policies for the integration of the ex-enslaved, the ideals of eugenics and whitening, the myth of racial democracy, and the formal education as a right denied to this population. Data analysis is carried out through statistics available in other studies on the changes that have taken place in the profile of students in higher education and the job market, and also through interviews with graduates of the aforementioned public policies, through a form prepared with the purpose of understanding the social mobility after training in higher education. The research showed that, although these policies are justified by concrete historical and sociological factors that cause racial inequalities and have the objective of reducing these, they only partially fulfill these objectives, lacking other monitoring public policies that facilitate the permanence of students in universities, as well as their insertion in the labor market.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-10-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.