• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-09102023-172458
Documento
Autor
Nombre completo
Valdeci Antonio dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Teles, Reinaldo Miranda de Sá (Presidente)
Chiachiri Filho, Antonio Roberto
Ferreira, Ricardo Alexino
Soares Neto, Julino Assunção Rodrigues
Título en portugués
Políticas afirmativas de inclusão ao ensino superior no Brasil: da trajetória dos egressos ao entrecruzo da mobilidade social
Palabras clave en portugués
Ações afirmativas
Cotas raciais
Democracia racial
Desigualdade racial
Discriminação racial
Eugenia
Identidade
Políticas públicas
Preconceito racial
Resumen en portugués
Este trabalho procurou estudar, a partir da literatura especializada, as razões históricas que contribuíram para que a população negra brasileira permanecesse durante todo o período que se estende da abolição, no final do século XIX, até o início do século XXI em condições de desigualdades em relação à população não negra. É de grande importância para este trabalho a compreensão das políticas de inclusão ao ensino superior no Brasil, especialmente o ProUni (Programa Universidade para Todos) e Política de Cotas Raciais para Pessoas Negras nas universidades públicas, como instrumentos de redução das desigualdades racial/social. A pesquisa foi desenvolvida através de uma revisão de literatura para identificar as dificuldades e obstáculos encontradas por esta população, tais como a ausência de políticas públicas de integração dos ex-escravizados, os ideais de eugenia e branqueamento, o mito da democracia racial, e a educação formal como um direito negado à população. A análise de dados se dá por meio de estatísticas disponíveis em outros estudos sobre as transformações ocorridas no perfil dos estudantes no ensino superior e no mercado de trabalho, e também pela realização de entrevistas com egressos das políticas públicas mencionadas, através de formulário elaborado com a finalidade de compreender a mobilidade social ocorrida após a formação no ensino superior. A pesquisa demonstrou que, apesar destas políticas serem justificadas por fatores históricos e sociológicos concretos causadores das desigualdades raciais e terem como objetivos a redução destas, cumprem apenas parcialmente tais objetivos, carecendo de outras políticas públicas de acompanhamento que facilitem a permanência dos alunos nas universidades, assim como sua inserção no mercado de trabalho.
Título en inglés
Affirmative policies of inclusion to higher education in Brazil: from the trajectory of graduates to the interconnection of social mobility
Palabras clave en inglés
Affirmative actions
Eugenics
Identity
Public policies
Racial democracy
Racial discrimination
Racial inequality
Racial prejudice
Resumen en inglés
This work aims to study the historical reasons that contributed to the black Brazilian population remaining in conditions of inequalities relative to the non-black population from the abolition of slavery, at the end of the 19th century, until the beginning of the 21st century. This work needs to understand the affirmative actions in higher education in Brazil, especially the ProUni (University for All Program) and the Racial Quota Policy for Black People in public universities, as instruments for reducing racial/social inequalities. The research developed through a literature review to identify the difficulties and obstacles encountered by black people to reach social mobility, such as the absence of public policies for the integration of the ex-enslaved, the ideals of eugenics and whitening, the myth of racial democracy, and the formal education as a right denied to this population. Data analysis is carried out through statistics available in other studies on the changes that have taken place in the profile of students in higher education and the job market, and also through interviews with graduates of the aforementioned public policies, through a form prepared with the purpose of understanding the social mobility after training in higher education. The research showed that, although these policies are justified by concrete historical and sociological factors that cause racial inequalities and have the objective of reducing these, they only partially fulfill these objectives, lacking other monitoring public policies that facilitate the permanence of students in universities, as well as their insertion in the labor market.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-10-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.