• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-06102022-143444
Document
Auteur
Nom complet
Gerson Mario Enogureu
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Brandão, Aivone Carvalho (Président)
Rocha, Nilton José dos Reis
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco
Vicini, Magda Salete
Titre en portugais
Os Boe Eno Bakaru: proposta pedagógica para uma educação diferenciada
Mots-clés en portugais
Aldeia Meruri
Educação
Escola indígena
Mitos
Rito
Resumé en portugais
Os mais de 20 anos como professor e todas as dificuldades enfrentadas para construir uma Escola Indígena Boe Diferenciada, que traga em seu currículo elementos importantes da nossa cultura, serviram de motivação para esta pesquisa. Este trabalho busca desenvolver uma metodologia de ensino e aprendizagem baseada em nossas histórias ditadas por nossos ancestrais. Inicialmente parti do mito da origem das flechas e araras para desenvolver e testar um plano pedagógico para a aplicação de mitos dessa natureza na Escola. Então proponho outro tipo de aula dentro do ciclo fúnebre, durante o rito de iniciação masculina, já que a maioria dos neófitos eram meus alunos. Concluo descrevendo uma aula com os meninos já iniciados na margem do rio, e o objeto dessas aulas eram dois mitos que são lembrados durante o rito de iniciação dos meninos. Como resultado desta pesquisa, apresento este trabalho, no qual vários autores foram fundamentais, destacando-se Aivone de Carvalho, Renate Vertler, Claude Levi-Strauss e Paulo Freire
Titre en anglais
The Boe Eno Bakaru: A pedagogical proposal for a diferentiated education
Mots-clés en anglais
Education
Indigenous school
Meruri village
Myths
Rite
Resumé en anglais
More than 20 years as a teacher and all the difficulties faced to build a Differentiated Boe Indigenous School, which brings in its curriculum important elements of our culture, served as motivation for this research. This work seeks to develop a teaching and learning methodology based on our stories dictated by our ancestors. I initially started from the myth of the origin of arrows and macaws to develop and test a pedagogical plan for the application of myths of this nature in the School. So I propose another type of class within the funeral cycle, during the male initiation rite, since most of the neophytes were my students. I conclude by describing a class with the boys already initiated on the riverbank, and the object of these classes were two myths that are remembered during the boys' initiation rite. As a 8 result of this research, I present this work, in which several authors were fundamental, highlighting Aivone de Carvalho, Mircea Eliade, Renate Vertler, Claude Levi-Strauss and Paulo Freire
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-10-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.