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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-06102022-143444
Documento
Autor
Nome completo
Gerson Mario Enogureu
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Brandão, Aivone Carvalho (Presidente)
Rocha, Nilton José dos Reis
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco
Vicini, Magda Salete
Título em português
Os Boe Eno Bakaru: proposta pedagógica para uma educação diferenciada
Palavras-chave em português
Aldeia Meruri
Educação
Escola indígena
Mitos
Rito
Resumo em português
Os mais de 20 anos como professor e todas as dificuldades enfrentadas para construir uma Escola Indígena Boe Diferenciada, que traga em seu currículo elementos importantes da nossa cultura, serviram de motivação para esta pesquisa. Este trabalho busca desenvolver uma metodologia de ensino e aprendizagem baseada em nossas histórias ditadas por nossos ancestrais. Inicialmente parti do mito da origem das flechas e araras para desenvolver e testar um plano pedagógico para a aplicação de mitos dessa natureza na Escola. Então proponho outro tipo de aula dentro do ciclo fúnebre, durante o rito de iniciação masculina, já que a maioria dos neófitos eram meus alunos. Concluo descrevendo uma aula com os meninos já iniciados na margem do rio, e o objeto dessas aulas eram dois mitos que são lembrados durante o rito de iniciação dos meninos. Como resultado desta pesquisa, apresento este trabalho, no qual vários autores foram fundamentais, destacando-se Aivone de Carvalho, Renate Vertler, Claude Levi-Strauss e Paulo Freire
Título em inglês
The Boe Eno Bakaru: A pedagogical proposal for a diferentiated education
Palavras-chave em inglês
Education
Indigenous school
Meruri village
Myths
Rite
Resumo em inglês
More than 20 years as a teacher and all the difficulties faced to build a Differentiated Boe Indigenous School, which brings in its curriculum important elements of our culture, served as motivation for this research. This work seeks to develop a teaching and learning methodology based on our stories dictated by our ancestors. I initially started from the myth of the origin of arrows and macaws to develop and test a pedagogical plan for the application of myths of this nature in the School. So I propose another type of class within the funeral cycle, during the male initiation rite, since most of the neophytes were my students. I conclude by describing a class with the boys already initiated on the riverbank, and the object of these classes were two myths that are remembered during the boys' initiation rite. As a 8 result of this research, I present this work, in which several authors were fundamental, highlighting Aivone de Carvalho, Mircea Eliade, Renate Vertler, Claude Levi-Strauss and Paulo Freire
 
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Data de Publicação
2022-10-06
 
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