• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-04072022-165147
Documento
Autor
Nome completo
Karen Worcman
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Schwartz, Gilson (Presidente)
Endo, Paulo César
Menezes, Alison Margaret Kennedy Ribeiro de
Reading, Anna
Título em português
Quem sou eu? Memória e narrativa no Museu da Pessoa
Palavras-chave em português
História de Vida
História oral
Memória
Museu
Museu da Pessoa
Museu Virtual
Narrativa
Resumo em português
A memória, as histórias de vida e as narrativas têm sido tema de reflexão e prática presente em culturas, espaços e tempos diversos. A memória, por meio da criação de narrativas, é o que torna possível a imaginação de futuros e a percepção do passado no presente. Como se dá o processo de transformação das memórias individuais em narrativas? Como a conexão criativa entre memória e narrativa se realiza na pessoa, ícone ou objeto memorial preservado e valorizado como patrimônio de um museu? A relação entre as memórias individuais, coletivas e sociais e o papel social, histórico, cultural e político que as narrativas correspondentes exercem na sociedade é a base de reflexão desta tese, que tem como estudo de caso o Museu da Pessoa, um museu virtual e colaborativo de histórias de vida. A investigação parte da hipótese de que o Museu da Pessoa representa uma inovação teórica, conceitual para o campo de estudos e práticas da memória na medida em que torna toda e qualquer pessoa por meio de sua narrativa de vida um patrimônio da humanidade. A tese discute, de maneira interdisciplinar, conceitos de memória, pessoa, narrativa, museus físicos e virtuais para investigar a trajetória do Museu da Pessoa. A tese busca identificar os traços inovadores e o potencial do Museu da Pessoa como ferramenta de mudança social e cultural a partir da análise de narrativas de vida de seu acervo.
Título em inglês
Who am I? Memory and narrative in the Museum of the Person
Palavras-chave em inglês
Life Story
Memory
Museum
Museum of the Person
Narrative
Oral History
Virtual Museum
Resumo em inglês
Memory, life stories and narratives have been the subject of reflection and practice present in different cultures, spaces and times. Memory, through the creation of narratives, is what makes possible the imagination of futures and the perception of the past in the present. How does the process of transforming individual memories into narratives take place? How does the creative connection between memory and narrative take place, finally, in the person, icon or memorial object preserved and valued as a museum's heritage? The relationship between individual, collective and social memories and the social, historical, cultural and political role that the corresponding narratives play in society is the basis for reflection of this thesis, which has as a case study the Museum of the Person, a virtual and collaborative museum of life stories. The investigation is based on the hypothesis that the Museum of the Person represents a theoretical and conceptual innovation for the field of memory studies and practices insofar as it makes each and every person, through their life narrative, a heritage of humanity. The thesis discusses, in an interdisciplinary way, concepts of memory, person, narrative, physical and virtual museums to investigate the Museum's of the Person trajectory. And, from the analysis of life narratives from its collection, identify its innovative features and its potential as a tool for social and cultural change.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-07-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.