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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-09032021-164457
Document
Author
Full name
Mateus Domingues da Silva
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2020
Supervisor
Committee
Attie Filho, Miguel (President)
Belo, Catarina Carriço Marques de Moura
Fraenkel, Carlos Ferreira
Montada, Josep Puig
Title in Portuguese
Suhrawardī e a Metafísica das luzes
Keywords in Portuguese
Ḥikmat al-išrāq-Filosofia da iluminação
Filosofia pós-aviceniana
História da filosofia
Metafísica na filosofia árabe e islâmica
Suhrawardī (m 587/ 1191)
Abstract in Portuguese
Šihāb ad-Dīn Abū l-Futūḥ Yaḥyā b. Ḥabaš b. Amīrak as-Suhrawardī (m. 587/ 1191) foi um filósofo oriundo do Curdistão iraniano e ativo em Alepo da Síria durante a regência de Ġiyāṯ ad-Dīn aẓ-Ẓāhir Ġāzī b. Ayyūb. Suhrawardī, sobretudo, é conhecido por seu livro Filosofia da iluminação (Ḥikmat al-išrāq/حكمت الاشراق). O objeto deste trabalho é o que consideramos a contribuição mais original de Suhrawardī, em sua Filosofia da iluminação, à história das ideias: seus argumentos em favor de uma metafísica das luzes. No século VI/XII, a maior parte dos filósofos no mundo islâmicos e dividiu entre os que partilhavam os pontos de vista de Ibn Sīnā (Avicena) no domínio da filosofia e aqueles que discordavam de seu sistema filosófico. Suhrawardī rejeita parte do consenso existente entre os apoiadores de Ibn Sīnā, mas sem ser um antiaviceniano - antes, ele pode ser compreendido como um aviceniano revisionista. Ou seja, mesmo que algumas conclusões de Suhrawardī se afastem de Ibn Sīnā, a filosofia deste último permanece na base da Filosofia da Iluminação. Se Suhrawardī é caracterizado tanto por suas críticas ao peripatetismo aviceniano como por sua apropriação do mesmo, não se trata, pois, de um meio para refutar o peripatetismo ou o avicenismo; antes, trata-se de um esforço em subsumir a filosofia aviceno-peripatética no quadro da metafísica das luzes. O propósito desta tese é compreender o porquê de Suhrawardī ter declinado de parte dos pontos consensuais defendidos por seus predecessores e contemporâneos (os "peripatéticos e seus seguidores") e como sua crítica e seus argumentos se relacionam com outras abordagens críticas sobre problemas dificultosos na filosofia pós-aviceniana. Isso será efetuado por meio de uma análise da Filosofia da iluminação. Primeiramente, contextualizamos Suhrawardī e, então, apresentamos a recepção de seu pensamento no meio islâmico e na literatura orientalista. A seguir, propomos nossa própria categorização do corpus de Suhrawardī, formulando a hipótese de a Filosofia da iluminação ser uma obra pedagógica. Em seguida, sublinhamos os conceitos básicos que, na Filosofia da iluminação, informam os argumentos de Suhrawardī contra as fundações da metafísica dos "peripatéticos". Entrementes, apontamos as questões que Suhrawardī discorda do procedimento "dos peripatéticos". A seguir, apresentamos como, numa estrutura fundacionalista, "manifestação" é a fundação de sua metafísica, a ciência das luzes. Ponto crucial, Suhrawardī estabelece "apreensão da essência" como a realidade de manifestação em sua perfeição, isto é, como luminosidade pura e despida. Finalmente, a partir dessa fundação, analisamos as doutrinas metafísicas presentes na Filosofia da iluminação, dando atenção às premissas dos argumentos e como eles estão fundamentados nos conceitos básicos e nas ideias sublinhadas ao curso de nossa tese. Deve-se salientar que, ademais, a maioria dos estudos anteriores sobre Suhrawardī não discutiu a Filosofia da iluminação como um todo e uma unidade; eis aí um desiderato abordado na presente tese.
Title in English
Suhrawardī and the Metaphysics of lights
Keywords in English
Ḥikmat al-išrāq-Philosophy of Illumination
History of Philosophy
Metaphysics in Arabic and Islamic Philosophy
Post-Avicennian Philosophy
Suhrawardī (d 587/ 1191)
Abstract in English
Šihāb ad-Dīn Abū l-Futūḥ Yaḥyā b. Ḥabaš b. Amīrak as-Suhrawardī (d. 587/ 1191) was a philosopher from Iranian Kurdistan and active in Aleppo of Syria during the regency of Ġiyāṯ ad-Dīn aẓ-Ẓāhir Ġāzī b. Ayyūb. Suhrawardī is known mainly for his book Philosophy of Illumination (Ḥikmat al-išrāq/حكمت الاشراق). The object of this dissertation is what we consider his most original contribution, in his Philosophy of Illumination, to history of ideas: Suhrawardī's arguments for a Metaphysics of lights. By the Sixth/Twelfth century, most philosophers in the Islamic world are divided between those who share the views of Ibn Sīnā (Avicenna) on the realm of philosophy and those who disagree with his philosophical system. Suhrawardī rejects part of the consensus among the supporters of Ibn Sīnā, but without being an anti-Avicennian - rather, he can be understood as a revisionist Avicennian. That is to say, even if some of Suhrawardī's conclusions depart from Ibn Sīnā, latter's philosophy remains at the basis of the Philosophy of Illumination. If Suhrawardī is characterized both by his criticism of Avicennian Peripateticism and his appropriation thereof, it is thus by no means a refutation of Peripateticism or of Avicennism, but rather an endeavor to subsume the Avicennian-Peripatetic philosophy within the framework of the Metaphysics of lights. The purpose of this dissertation is to understand why Suhrawardī relinquishes some of the consensual points of his predecessors and contemporaries (the "Peripatetics and their followers"), and how his critique and arguments relate to other critical approaches to conundrums in post-Avicennian philosophy. This is accomplished through an analysis of Suhrawardī's Philosophy of Illumination. First, we contextualize Suhrawardī, and then present the reception of his thought at the Islamic milieu and in the Orientalist literature. Afterwards, we propose our own categorization of Suhrawardī's corpus, formulating the hypothesis that the Philosophy of Illumination is a pedagogical work. Subsequently, we highlight the basic concepts which, in the Philosophy of Illumination, inform Suhrawardī's arguments against the foundations of Metaphysics of the "Peripatetics." Meanwhile, we point out the issues on which Suhrawardī disagrees with the account of "the Peripatetics." Then, we show how "manifestness," in a foundationalist structure, is the foundation of his Metaphysics, the science of lights. Crucial point, Suhraward? establishes "self-apprehension" as the reality of manifestness in its perfection, that is, pure, stripped luminosity. Finally, from this foundation, we analyze the metaphysical doctrines present in the Philosophy of Illumination, paying attention to the premises of his arguments and how they are grounded in the basic concepts and ideas highlighted at the course of our dissertation. Moreover, it should be pointed out that the majority of previous studies on Suhrawardī has not discussed Philosophy of Illumination as a whole and an unity; this is a desideratum that is tackled in this dissertation.
 
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Publishing Date
2021-03-10
 
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