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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-25062013-100444
Document
Auteur
Nom complet
Leo Agapejev de Andrade
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Waldman, Berta (Président)
Arêas, Vilma Sant'Anna
Capela, Carlos Eduardo Schmidt
Kirschbaum, Saul
Moraes, Eliane Robert
Titre en portugais
Lugares incertos: os andarilhos de Samuel Rawet
Mots-clés en portugais
"Linhas de força"
Alteridade
Autoria
Biografia
Identidade
Literatura judaica
Lugar-comum
Resumé en portugais
A escrita de Samuel Rawet é formada por peculiaridades que demandam um leitor atento e crítico quanto à forma de abordagem e interpretação do texto, de maneira que suas linhas de força (Waldman, 2004) sejam entrevistas como potencialidades de sentidos. O lugar-comum rawetiano, conceito inevitavelmente impreciso formulado a partir dos contos analisados, mostra ser uma forma de abordagem frutífera e coerente ao texto rawetiano em geral, ao privilegiar elementos textuais e se juntar a outras abordagens à obra de Rawet, trazendo questões como identidade, alteridade, literatura judaica e autoria, dentre outras. Como pontos de partida problematizantes são tomados a figura de Ahasverus em Crônica de um vagabundo, a estrutura aberta e a metalinguagem em Kelevim, o conto dentro do conto em Reinvenção de Lázaro, e o sonho em Sôbolos rios que vão. Algumas dessas questões permeiam mais de um dos contos, como a autoria (Crônica..., Sobolos..., Kelevim). A estrutura aberta de Kelevim, por sua vez, permite análises comparativas com o ensaio-crônica Diário de um candango, sobre o livro de memórias de Marques da Silva, que leva o mesmo título. Ao final, as linhas de força são seguidas ainda mais longe, e arrisca-se uma rápida aproximação com as artes plásticas que conclui este trabalho com uma abertura que atesta a riqueza e validade da obra de Rawet.
Titre en anglais
Uncertain places: the wanderers of Samuel Rawet
Mots-clés en anglais
"Lines of force"
Authorship
Biography
Commonplace
Identity
Jewish literature
Otherness
Resumé en anglais
The writing of Samuel Rawet consists of peculiarities that demand a careful and critical reader who could approach to and interpretate his writings, in order to realize its "lines of force" (Waldman, 2004) as potential paths of meanings. The rawetian commonplace, inevitably imprecise concept formulated from the short stories analyzed, shows a fruitful and coherent approach to rawetian text, privileging the textual elements and joinning to the other approaches to Rawets work, bringing up issues like identity, otherness, Jewish literature and authorship, among others. As controversial themes, I focus on Ahasverus in "Chronicle of a tramp", the open structure and metalanguage in "Kelevim", the story within the story on "Reinvention of Lazarus," and dream on "Over the flowing rivers". Some of these issues goes along more than one story, such as authorship ("Chronicle", Over...","Kelevim"). The open structure of "Kelevim", on the other hand, allows comparative analyzes with the chronicle-essay "Diary of a candango", about the same-titled memoirs of Marques da Silva. Finally, the lines of foces are followed even further, and I dare a quick approximation to the visual arts that ends this thesis with an aperture that attests the wealthy and valuable works by Rawet.
 
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Date de Publication
2013-06-25
 
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