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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-26112020-200057
Document
Auteur
Nom complet
Aline Gonçalves Nascimento
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Miyazaki, Silvio Yoshiro Mizuguchi (Président)
Sarti, Flávia Mori
Uehara, Alexandre Ratsuo
Vartanian, Pedro Raffy
Titre en portugais
"Revolução do Robô" - Política Comercial Estratégica do Japão: incentivo ao desenvolvimento, produção e exportação de robôs japoneses
Mots-clés en portugais
Japão
METI
Política Comercial Estratégica
Política Industrial
Robôs
Resumé en portugais
O presente trabalho tem como objetivo analisar a política comercial estratégica do Governo japonês em relação à "Revolução do Robô". Os robôs estão presentes na cultura japonesa desde o período Edo (1603 - 1868), e fazem parte do cotidiano e imaginário da população japonesa. O Japão, desde a década de 1980, mantém seu status de "Superpotência em robótica" em vários aspectos, como produção e utilização de robôs. Ao mesmo tempo, o Japão enfrenta uma baixa taxa de natalidade e o envelhecimento da população, consequentemente, apresenta diminuição da população em idade produtiva e expansão dos gastos com assistência social. Os robôs aparecem como uma solução inovadora para lidar com essas questões. O governo japonês tem mostrado interesse em fortalecer esse setor e tem proposto medidas para sua expansão e para exportação de seus produtos. No Japão, a robótica é integrada a uma estratégia nacional combinada de robôs, e a pesquisa e o desenvolvimento foram direcionados principalmente pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), a New Energy and Industrial Technology Development Organization (NEDO) e a Agência Japonesa de Pesquisa e Desenvolvimento Médico (AMED).
Titre en anglais
Robot Revolution - Japan's Strategic Trade Policy: development incentive, production and export of Japanese robots
Mots-clés en anglais
Industrial Policy
Japan
METI
Robots
Strategic Trade Policy
Resumé en anglais
This paper aims to analyze the Japanese Government's strategic trade policy in relation to the "Robot Revolution". Robots have been present in Japanese culture since the Edo period (1603 - 1868), and are part of the daily and imaginary of the Japanese population. Japan, since the 1980s, has maintained its "Robotics Superpower" status in several aspects, such as the production and use of robots. At the same time, Japan faces a low birth rate and an aging population, consequently decreasing the working age population and expanding spending on social assistance. Robots appear as an innovative solution to deal with these issues. The Japanese government has shown interest in strengthening this sector and has proposed measures for its expansion and for the export of its products. In Japan, robotics is integrated into a combined national robot strategy, and research and development was directed mainly by the Ministry of Economy, Trade and Industry (METI), the New Energy and Industrial Technology Development Organization (NEDO) and the Agency Japanese Medical Research and Development (AMED).
 
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Date de Publication
2020-11-26
 
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