• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-18052023-135120
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Tadeu de Araújo Santos
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Nagae, Neide Hissae (Presidente)
Fernandes, Giséle Manganelli
Galle, Helmut Paul Erich
Hashimoto, Shirlei Lica Ichisato
Título en portugués
Escrita autobiográfica e experiência de leitura em Jovens de um novo tempo, despertai!, de Oe Kenzaburo
Palabras clave en portugués
Escrita autobiográfica
Intertextualidade
Japão pós-guerra
Literatura japonesa contemporânea
Oe Kenzaburo
Resumen en portugués
Esta dissertação é um estudo da escrita de Oe Kenzaburo (1935 ) tendo por foco o livro Atarashii hitoyo mezameyo (1983), publicado em tradução para o português como Jovens de um novo tempo, despertai! (2006). Os textos reunidos no livro apareceram originalmente em diferentes revistas literárias mensais entre 1982 e 1983, e se aproximam na perspectiva do narrador em primeira pessoa que, a partir da leitura da obra de William Blake (1757 1827), busca entender acontecimentos passados e presentes de sua vida, especialmente em torno da convivência com o filho mais velho com deficiência, que no início do livro está para fazer vinte anos e se tornar adulto legalmente. O protagonista é um escritor que remete em muitos pontos à figura de e, cujo filho Hikari estava para fazer vinte anos na época e cujas obras são citadas e comentadas como se fossem obras do narrador. Se aspectos como esses podem convidar a uma leitura do livro como uma obra autobiográfica ou, no contexto japonês, como uma espécie de romance-do-eu (watakushi shsetsu), outros elementos composicionais dos textos subvertem esse tipo de leitura. Este estudo parte, assim, da consideração do posicionamento de e em relação à literatura de cunho autobiográfico, particularmente o romance-do-eu japonês, para em seguida discutir alguns elementos fundamentais e interrelacionados na composição do livro, como a linguagem poética, a caracterização do narrador e a intertextualidade, que juntos desfamiliarizam o romance-do-eu. Esse processo de leitura mobiliza tanto discussões teóricas recorrentes no estudo da literatura contemporânea, como a intertextualidade e a autoficção, quanto questões de história literária e política no contexto específico do Japão moderno, circulando especialmente entre as décadas de 1960 e 1980, período em que e se estabeleceu como escritor e o Japão passou por importantes transformações econômicas e sociais. Sem perder de vista a singularidade de Jovens de um novo tempo, despertai! como obra literária, as abordagens propostas aqui permitem uma melhor compreensão das preocupações de e no contexto da Era Atômica e seu interesse por Blake, tanto para o confronto de crises individuais quanto para a sobrevivência no Japão da década de 1980.
Título en inglés
On autobiographical writing and reading experience in Oe Kenzaburo's Rouse Up O Young Men of the New Age!
Palabras clave en inglés
Autobiographical writing
Contemporary Japanese literature
Intertextuality
Oe Kenzaburo
Post-war Japan
Resumen en inglés
This thesis is a study of the writing of Oe Kenzaburo (1935 ) focusing on Atarashii hitoyo mezameyo (1983), translated into Portuguese as Jovens de um novo tempo, despertai! [Rouse Up O Young Men of the New Age!] (2006). The texts collected in this book were originally published in different monthly literary magazines between 1982 and 1983, but are brought together in the perspective of the first-person narrator who, through his reading of the works of William Blake (1757 1827), seeks to understand episodes both past and present in his life, specially those concerning the coexistence with his elder son who has a mental disability and is about to turn twenty and become an adult. The protagonist is a writer who reminds us in many ways of e himself, whose son Hikari was indeed approaching his twentieth birthday by that time and whose works are quoted and commented by the narrator as if they were his. While aspects such as these may invite the reader to consider the book as an autobiographical work or, in the Japanese context, as a so-called "I-novel" (watakushi shsetsu), other compositional elements of the texts subvert this kind of reading. This study begins, thus, with a consideration of e's point of view regarding autobiographical writing, particularly the Japanese I-novel, to then discuss some fundamental and interrelated elements in the composition of the book, such as the poetic language, the characterization of the narrator and intertextuality, which seem to work together in defamiliarizing the I-novel. This process of reading sets in motion several theoretical discussions that recur in the study of contemporary literature, such as intertextuality and autofiction, as well as questions of literary and political history in the specific context of modern Japan, specially the period between the late 1950s and the 1980s, in which e established himself as a writer and Japan went through important economical and societal changes. Without losing sight of the singularity of Rouse Up O Young Men of the New Age! as a literary work, the approaches attempted here allow for a better understanding of e's concerns in the context of the Atomic Age and his interest in Blake, both for confronting his individual crisis and for surviving in Japan in the 1980s.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.