• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-18052023-134150
Documento
Autor
Nombre completo
Narumi Ito
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Nagae, Neide Hissae (Presidente)
Sasaki, Elisa Massae
Silva, Diogo César Porto da
Silva, Leonam Lauro Nunes da
Título en portugués
A xícara da humanidade: olhares de Tenshin sobre a arte e a natureza em O livro do chá
Palabras clave en portugués
Arte japonesa
Cerimônia de chá
Kakuzo Okakura
Natureza
O Livro do Chá
Resumen en portugués
O Livro do Chá (1906), de Kakuz Okakura (1863-1913), também conhecido por Okakura Tenshin, foi lançado pela primeira vez em Nova York com o título em inglês The Book of Tea. A publicação ocorreu durante a Era Meiji (1868-1912), época em que se abriram os portos para a modernização alcançar todo o país e, ao mesmo tempo, foi um momento de intensa troca com o Ocidente. Já perto do final dessa Era, o livro ensaístico estreou, despertando novas visões do Ocidente para o Oriente. Em um período histórico em que se valorizava o produto ocidental, Tenshin foi um dos primeiros japoneses a se dedicar na divulgação das tradições nipônicas. Nesta pesquisa, tivemos como questão norteadora: como podemos compreender os conceitos de arte e natureza em O Livro do Chá. Nesse sentido, além da cerimônia de chá, realizamos breves incursões sobre o universo de outras manifestações artísticas japonesas, como a pintura e a poesia, nas quais é possível observar o apreço pela natureza na cultura nipônica e detectar de que modo Tenshin as incorpora em seu livro, que prioriza a arte do chá para apresentá-la como uma expressão representativa da cultura de seu país, mostrando-se um intelectual à frente de seu tempo para confrontar a onda da modernização ocidental. Utilizamos leituras críticas de algumas linhas teóricas para desenvolver uma posição autônoma, seguindo a visão de Zanella (2013), e para tanto, destacamos como principais referências teóricas Suzuki (1973; 2017), Sen (1998; 2008; 2017), Hisamatsu (1970; 1995) e Rocha (1996; 1998)
Título en inglés
The cup of humanity: tenshin's views on art and nature in the book of tea
Palabras clave en inglés
Japanese art.,Nature
Kakuzo Okakura
Tea ceremony
The Book of Tea
Resumen en inglés
The Book of Tea (1906), by Kakuz Okakura (1863-1913), also known as Okakura Tenshin, was released for the first time in New York, with the English title The Book of Tea. The publication took place during the Meiji Era (1868-1912), at a time when the ports were opened for modernization to reach the whole country and, at the same time, it was a moment of intense exchange with the West. Near the end of this Era, the essay book debuted, awakening new visions from West to East. In a historical period in which the western product was valued, Tenshin was one of the first Japanese to dedicate himself to the dissemination of Japanese traditions. In this research, we had as a guiding question: how can we understand the concepts of art and nature in The Book of Tea. In this sense, in addition to the tea ceremony, we made brief incursions into the universe of other Japanese artistic manifestations such as painting and poetry, in which it is possible to observe the appreciation for nature in Japanese culture and detect how Tenshin incorporates them in his book, who prioritizes the art of tea to present it as a representative expression of his country's culture, revealing that he is an intellectual ahead of his time to confront the wave of Western modernization. We made use of critical readings of several theoretical studies in a way to make possible to develop an autonomous position, following the vision of Zanella (2013), and for that, we highlight as main theoretical references, Suzuki (1973; 2017), Sen (1998; 2008; 2017), Hisamatsu (1970; 1995) and Rocha (1996; 1998)
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.