• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-02122019-153315
Documento
Autor
Nome completo
Debora Fernandes Tavares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Perez, Eliza Atsuko Tashiro (Presidente)
Almeida, Geruza Zelnys de
Fujino, Asa
Tomita, Andrea Gomes Santiago
Título em português
Grêmio Haicai Ipê - um desdobramento do haikaí no Brasil
Palavras-chave em português
Grêmio Haicai Ipê
Haikai
Resumo em português
A presente pesquisa apresenta a origem do estilo de haikai praticado pelo Grêmio Haicai Ipê e as atividades e projetos de prática do haikai desenvolvidas por ele e pelos grêmios dele originados, junto a instituições e comunidades escolares nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo Resumimos as características das principais escolas de haikai do Japão que deram origem ao estilo da Escola Shômon, de Matsuo Bashô, seguido pelo Grêmio Haicai Ipê. Revisamos a questão da introdução do haikai no Brasil, apresentando a vertente europeia e enfatizando a via pelos imigrantes japoneses. A parte central desta dissertação é constituída: a) por uma história do Grêmio Haicai Ipê e de seu fundador; b) por uma discussão sobre o estilo de composição poética do Grêmio Haicai Ipê; c) por uma das atividades do Grêmio Haicai Ipê de divulgação do haikai na área da educação protagonizada por Teruko Oda e d) pelo papel do haikai na criação poética das crianças.
Título em inglês
Grêmio Haikai Ipê - a development of haikai in Brazil
Palavras-chave em inglês
Grêmio Haicai Ipê
Haikai
Resumo em inglês
This research presents the origin of the haikai style practiced by Grêmio Haicai Ipê and the haikai activities and projects developed by it and its groups along institutions and school communities in the Brazilian states of Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte and São Paulo. We summarize the characteristics of the main Japanese haiku schools that originated Matsuo Bashôs Shômon School style, which is followed by Grêmio Haicai Ipê. We review the introduction of haikai in Brazil, presenting the European influence and emphasizing the Japanese immigrants path. The central part of this dissertation is constituted by: a) the story of Grêmio Haicai Ipê and its founder; b) a discussion about the poetry style composed by Grêmio Haicai Ipê; c) an activity from Grêmio Haicai Ipê which was starred by Teruko Oda, concerning the disclosure of haikai in the education area; d) the role of the haikai in the children´s poetry composition.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-12-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.