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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-30092022-143200
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Augusto de Oliveira Cuadrado Proença
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Bueno, Aparecida de Fatima (Presidente)
Marteleto, Edimara Lisbôa
Martin, Vima Lia de Rossi
Pereira, Pedro Schacht
Título em português
O legado da nossa miséria em comum: representações da miséria pessoal e nacional em O Esplendor de Portugal, de António Lobo Antunes, e em Leite Derramado, de Chico Buarque
Palavras-chave em português
Chico Buarque
Literatura brasileira
Literatura portuguesa
Literaturas comparadas de língua portuguesa
Lobo Antunes
Pós-colonialismo
Resumo em português
Esta tese tem por objetivo estudar a representação literária da miséria pessoal e nacional nos romances O esplendor de Portugal [1997], de António Lobo Antunes, e Leite derramado [2009], de Chico Buarque. Partimos da hipótese de que essa miséria é causada por uma derrocada familiar que ocorre em sociedades marcadas for fortes vícios coloniais (Brasil, Portugal e Angola) e que passam por traumáticas experiências autoritárias. Os narradores dos romances Isilda e seus filhos, Carlos, Rui e Clarisse, em O esplendor de Portugal; e Eulálio, em Leite derramado começam como personagens situados em uma condição privilegiada na pirâmide social, bastante confortáveis para perpetrar comportamentos violentos, racistas e patriarcais; porém, vão, gradativa ou subitamente, perdendo poder, dinheiro e capacidade de mando, até se verem no outro lado da moeda das sociedades desiguais que ajudaram a construir. Alijados dos círculos de poder, sobretudo Isilda e Eulálio, veem seus países passarem por experiências violentas e traumáticas, a Guerra Civil de Angola e a Ditadura Militar no Brasil, respectivamente. Ao contemplarem a dissolução do mundo em que cresceram tentam encontrar no passado um abrigo para o desalentador cenário que os cerca, sem, porém, serem capazes de identificar sua cota de culpa na realidade em que estão inseridos. Com isso, queremos demonstrar como essas obras trazem a miséria pessoal e nacional interligadas, sendo ambas as misérias tributárias de sociedades pós-coloniais, que não elaboraram criticamente o passado e não deixam qualquer arremedo de esperança no futuro
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Brazilian literature
Chico Buarque
Comparative Portuguese language literatures
Lobo Antunes
Portuguese literature
Postcolonialism
Resumo em inglês
This research aims to study the literary representation of personal and national misery in the novels The Splendour of Portugal [1997], written by António Lobo Antunes, and Spilt Milk [2009], by Chico Buarque. Our hypothesis considers that this misery is caused by a personal downfall which takes place in societies permeated by strong colonial defects (Brazil, Portugal and Angola) and that experienced traumatic authoritarian periods. The narrators Isilda and their children, Carlos, Rui and Clarisse, in The Splendour of Portugal, and Eulálio, in Spilt Milk start the plots as characters who live in a privileged social condition, very comfortable when perpetrating violent, racist and patriarchal behaviours, however, gradually or suddenly, lose power, wealth and the capability of ruling, until when they discover themselves on the other side of the unequal societies they helped to build. Distant from power cycles, mainly Isilda and Eulálio, they see their countries live violent and traumatic experiences, the Angolan Civil War and the Military Dictatorship in Brazil, respectively. When they observe the dissolution of the world in which they reach adulthood, they endeavour to find solace in the past to the disheartening scenario that surrounds them, without, however, being capable of identify their guilt share in the reality they live. Having said that, it is our purpose to demonstrate that these books bring personal and national miseries deeply connected, being both subordinated to post-colonial societies which have not critically elaborated its past and do not offer a single sort of hope to the future
 
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Data de Publicação
2022-09-30
 
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