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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-29072021-183820
Documento
Autor
Nombre completo
Oluwa Seyi Salles Bento
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Inacio, Emerson da Cruz (Presidente)
Fonseca, Maria Nazareth Soares
Miranda, Fernanda Rodrigues de
Silva, Vagner Goncalves da
Título en portugués
Orixá e Literatura brasileira: a esteticização da deusa afro-brasileira Oxum em narrativas de Conceição Evaristo
Palabras clave en portugués
Ìtàn
Conceição Evaristo
Literatura brasileira
Oxum
Personagens
Resumen en portugués
Considerando a importância das contribuições sociais, religiosas e artísticas do capital cultural de matriz africana e afro-brasileira à cultura e à identidade nacionais, examinamos a presença de personagens associadas à Oxum em narrativas produzidas pela escritora Conceição Evaristo. Assim, o propósito desta dissertação é averiguar se e como a produção de Conceição modifica a forma de construir personagens associáveis ao orixá Oxum na produção de escritores de nosso Modernismo (Mário de Andrade e Jorge Amado), visando minimizar a reprodução de (pre)conceitos que sustêm a condição social e religiosa já subalternizada da mulher negra, das religiosidades e das divindades afro-brasileiras. Para tanto, analisaremos personagens negro-femininas constantes das obras Olhos d'água (2016 [2014]) e Histórias de leves enganos e parecenças (2017, [2016]), de Conceição, Macunaíma (2019 [1928]), de Andrade, e Dona Flor e seus dois maridos (2008 [1966]) e Tocaia Grande (2008 [1984]), de Amado, buscando compreender quais imaginários referentes à Oxum são mobilizados em nome do projeto literário de cada escritor. Além disso, realizaremos um trabalho comparativo entre as experiências dessas personagens e os ìtàn -- textos mitológicos -- que versam sobre Oxum, a fim de que não percamos de vista que lidamos antes com interpretações e elaborações estéticas de uma fonte constituída que com uma criação arbitrária e puramente ficcional. Partindo do resultado desta pesquisa, é depreensível, a partir do acionamento do conceito de empréstimo metonímico, construído desenvolvido para esta pesquisa, que a produção literária evaristiana reivindica a recuperação de uma faceta materna, amorosa e não hipersexualizada da mulher negra brasileira, lançando mão da utilização de um símbolo potente e construtivo: a deusa afro-brasileira Oxum e suas metonímias. Dessa forma, a construção de personagens de Conceição Evaristo, na contramão do que fora realizado por Mário de Andrade e Jorge Amado, não se veicula a estereótipos difundidos nas obras canônicas, marcadas por exotismo, hipersexualização e distanciamento da maternidade de corpos negro-femininos associados à Oxum. Ao contrário, a produção evaristiana, pautada pela associação dos conceitos de escrevivência e de ubuntu, devolve aos sujeitos negros sua humanidade, subjetividade e potência geradora de vida, das quais foram despojados pela escravatura e pelo racismo científico e religioso.
Título en inglés
Orixá and Brazilian Literature: the aestheticization of the Afro-Brazilian goddess Oxum in the narratives by Conceição Evaristo
Palabras clave en inglés
Ìtàn
Brazilian Literature
Characters
Conceição Evaristo
Oxum
Resumen en inglés
Considering the importance of the social, religious and artistics contributions from African and Afro-Brazilian matrix to national culture and identity, we will examine the presence of characters associated to Oxum, one of the most worshiped Orixás in Brazilian lands, in the narratives produced by the writer Conceição Evaristo. Thus, the purpose of this dissertation is to find out if and how the Conceição's production modifies the form of constructing characters associated with the Orixá Oxum in the production of writers from Brazilian Modernism (having the Mário de Andrade's and Jorge Amado's characters as paradigm), aiming to minimize the reproduction of (pre)concepts that support the already subordinated social and religious condition of the black women and of the Afro-Brazilian religiosities and deities. In order to do so, we will analyze black-female characters in the works Olhos d'água (2016 [2014]) and Histórias de leves enganos e parecenças (2017 [2016]), by Conceição, Macunaíma (2019 [1928]) by Andrade, and Dona Flor e seus dois maridos and Tocaia Grande (2008 [1984]), by Amado, seeking to understand which imagery related to Oxum is mobilized on behalf of each writer's project. In addition, we will carry out a comparative work between the experience of these narratives and the ìtàn -- mythological texts about the Orixás -- which deal with Oxum, so that we do not lose sight of the fact that we have deal with aesthetic interpretations and elaborations from a constituted source rather than with an arbitrary and purely fictional creation. Based on the result of this research, it is understandable, from the activation of the metonymic loan concept, developed for this research, Evaristian literary production claims the recovery of a maternal, loving and non-hypersexualized facet of black Brazilian women, making use of a powerful and constructive symbol: the Afro-Brazilian goddess Oxum and her metonymies. Thus, the construction of characters by Conceição Conceição, contrary to what had been done by Mário de Andrade and Jorge Amado, does not convey the stereotypes widespread in the canonical works, marked by exoticism, hypersexualization and distancing from maternity of black female bodies associated with Oxum. On the contrary, the Evaristian production, ruled by the concept of escrevivência and ubuntu, gives back to the black subjects their humanity, subjectivity and life-generating power, from which they were stripped by slavery and by scientific and religious racism.
 
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Fecha de Publicación
2021-07-30
 
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