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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2018.tde-27092018-121402
Documento
Autor
Nombre completo
Claudiana Gois dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Inacio, Emerson da Cruz (Presidente)
Barossi, Luana
Bridi, Marlise Vaz
Oliveira, Ana Maria Domingues de
Título en portugués
A Bruta Flor do Querer: amor, performance e heteronormatividade na representação das personagens lésbicas
Palabras clave en portugués
Escrita lésbica
Estudos de gênero
Feminismo
Literatura
Resumen en portugués
A literatura, instrumento de representação e questionamento dos comportamentos sociais, tanto pode induzir a discussão de papéis de gênero e sociais, como sugerir a adoção de ideias e condutas. A representação da afetividade de personagens lésbicas, em sua relativamente recente e modesta emergência na história da literatura, recebe o peso das delimitações femininas em face de um cânone falogocêntrico. As características comportamentais impostas às subjetividades das mulheres, de tão largamente utilizadas, são naturalizadas nos e pelos discursos da cultura ocidental, tornando-se assim uma espécie de manual de regulação da performance amorosa. Tal normatização incide inclusive na representação de casais homoafetivos, o que muitas vezes reforça estereótipos num viés hierarquizante e heteronormativo de diferenciação e valoração sexista. Assim, o objetivo do presente trabalho é, por meio da Crítica Literária Feminista e dos Estudos de Gênero, sobretudo com base nas obras de Judith Butler, Michel Foucault, Adrienne Rich e Monique Wittig, estabelecer a comparação entre as personagens das obras O Corpo, de Clarice Lispector (1974), Eu sou uma Lésbica, de Cassandra Rios (1982) e Azul é a Cor mais Quente, de Julie Maroh (2013), para analisar a representação da afetividade lésbica e a incidência da heteronormatividade nestas personagens em ascensão na literatura das últimas décadas do século XX e início do século XXI. Para isso se faz necessário considerar as diferenças entre os três gêneros literários do corpus (conto, romance e novela gráfica) e seus respectivos suportes que apontam para uma popularização deste tipo de protagonismo, bem como sua recepção pela crítica e pelo público.
Título en inglés
The Rough Flower of the Desire: love, performance and heteronormativity in the lesbian characters representation
Palabras clave en inglés
Feminism
Gender studies
Lesbian writing
Literature
Resumen en inglés
The literature, instrument of representation and inquiry to social behaviors, can induce the discussion about gender and social roles and also suggest the adoption of ideas and attitudes. The representation of lesbian characters affectivity, in its relatively recent and modest occurance in the story of Literature, receives the importance of the feminine delimitations against the falogocentric canon. The behavioral characteristics imposed to the womens subjectivities are so widely applied that are also natural in the occidental culture speeches, becoming a kind of regulation guide of the loving performance. Such normativity still focuses on the representation of homoaffective relations, what many times reinforces stereotypes in a hierarchical and heteronormative tendency of sexist differentiation and valuation. So, the objective of this dissertation is to establish the differences among the characters from the texts O Corpo, by Clarice Lispector (1974), Eu sou uma Lésbica, by Cassandra Rios (1982) and Azul é a Cor mais Quente, by Julie Maroh (2013) to analyze the lesbian affectivity representation and the heteronormativity incidence in these rising characters in the literature of the last decades of the XX century and the beginning of the XXI century using as an theorical apparatus the Feminist Literary Criticism and the Genre Studies above all based on Judith Butler, Michel Foucault, Adrienne Rich and Monique Wittigs works,. For this, it is necessary to take into consideration the differences among the three literary genres from the corpus and their respective supports which indicate a popularization of this type of protagonism, as well as its reception by critics and the public.
 
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Fecha de Publicación
2018-09-27
 
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