• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-18052023-145208
Documento
Autor
Nombre completo
André de Godoy Bueno
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Martin, Vima Lia de Rossi (Presidente)
Mota, Maria Nilda de Carvalho
Salla, Thiago Mio
Scudeller, Gustavo
Título en portugués
Slam: literatura, marginalidade e resistência
Palabras clave en portugués
Literatura marginal
Performance
Resistência
Slam
Resumen en portugués
Esta pesquisa focaliza o fenômeno cultural e literário denominado como slam poetry slam, spoken word , principalmente no contexto da cidade e do estado de São Paulo. A pesquisa propõe o seguinte o percurso: história, referenciais teóricos e análises. A abordagem histórica remonta ao início das batalhas de poesia em Chicago, nos Estados Unidos (EUA), na década de 1980, em busca das origens das competições poéticas, cuja figura principal é Marc K. Smith. Num segundo momento, tem-se a história do slam no Brasil, sendo a cidade de São Paulo a primeira a abrigar eventos desse tipo, a partir do trabalho de Roberta Estrela DAlva e do ZAP! Slam. Encerra-se o primeiro capítulo com a observação das relações entre slam, hip-hop e saraus, por meio da concepção de marginalidade que permeia tais literaturas. O capítulo dois expõe os fundamentos teóricos de performance e literatura; esse referencial se articula com a ideia de subalternidade de Spivak (2010), cujo intuito é subsidiar as abordagens e análises literárias que se realizam no capítulo três. Embora haja poemas em todas as seções, no terceiro capítulo são feitas análises mais focadas em aspectos estéticos e temáticos encontrados nos slams; nesse momento do trabalho, variadas reflexões são ensejadas pelas peças poéticas. O método de trabalho híbrido observações presenciais nos eventos, análise de vídeos e pesquisas bibliográficas propiciou a construção de um olhar sobre a consolidação do fenômeno em diferentes dimensões. Nesse sentido, pode-se afirmar que o slam, no Brasil, se estabeleceu inicialmente no contexto paulista e se expandiu para quase todo o país; atualmente, há mais de duzentas batalhas de poesia em âmbito nacional. Por fim, as últimas considerações reforçam que tal fenômeno literário-cultural é profícuo e possibilita que poetas produzam e divulguem sua poesia, em forma de competição, mas em tom de amizade e companheirismo. As batalhas resistiram a um difícil período de pandemia e, ainda assim, continuam em crescimento, o que sugere a força das comunidades de slam. Dois apêndices, ao final do trabalho, fornecem um conjunto de informações sobre coletivos e poetas de São Paulo, dados que podem servir como ponto de partida para quem pretende conhecer e/ou estudar o fenômeno
Título en inglés
Slam poetry: literature, marginality and resistance
Palabras clave en inglés
Marginal literature
Performance
Resistance
Slam poetry
Resumen en inglés
This research focuses on the cultural and literary phenomenon called slam poetry spoken word , mainly in the context of the city and São Paulo state. The research follows the path: history, theoretical references and analyses. The historical approach returns to beginning of poetry battles in Chicago, in the United States (USA), in the 1980s, seeking the origins of poetic competitions, whose central figure is Marc K. Smith. In a second moment, theres the history of slam in Brazil, with the city of São Paulo being the first to host events of this type, from the work of Roberta Estrela DAlva and ZAP! Slam. The first chapter observes, at the end, some relations between slam, hip-hop and soirées, through the conception of marginality that permeates such literatures. The chapter two exposes theoretical foundations of performance and literature; this reference is articulated with Spivak's (2010) idea of subalternity, whose purpose is to support the approaches and literary analyses carried out in chapter three. Although there are poems in all sections, the third chapter proposes analyses that are more focused on the aesthetic and thematic aspects found in the slams. At this point in the work, several reflections are raised by the poems. The hybrid work method face-to-face observations at events, video analysis and bibliographical research enabled the construction of a look that considers the phenomenons consolidation in different dimensions. The brazilian slam was initially established in São Paulo and expanded to Brazil, currently there are more than two hundred poetry battles in the country. Finally, the considerations reinforce that such phenomenon is fruitful and allows poets to produce and disseminate their poetry, in competition format, but in friendship and companionship. The battles have withstood a difficult period of the pandemic and yet they continue to grow, which suggests the strength of slam communities. Two appendices, at the end of the work, provide information about collectives and poets in São Paulo, data that can serve as a starting point for those who intend to know and/or study the phenomenon
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.